top of page

Quanto vale o vestido azul noite de Lady Di?


Ao fundo, o presidente Reagan e sua esposa; à frente, John Travolta e Lady Di.



Nesta semana, um dos vestidos que fez parte do guarda-roupa da Princesa Diana de Gales, conhecida como Lady Dy, foi a leilão sem sucesso. Trata-se especificamente de um vestido azul noite de veludo, que ela utilizou para dançar com John Travolta durante uma festa na Casa Branca no ano de 1985. Esperava-se que o vestido alcançasse uma enorme cifra, algo entre 250 a 350 mil libras (mais de 1 milhão de reais), o que não aconteceu.


Alguém já se perguntou por que esse vestido pode valer tanto? Ou, melhor ainda, será que vale tanto assim? Para isso, é interessante sair da prisão do pensamento que somente um colecionador excêntrico compraria a peça e entender a razão pela qual roupas e acessórios têm ganhado tanto valor patrimonial ao serem tratados como uma "heritage", ou seja, uma herança e, portanto, de inestimável valor.


O primeiro ponto que devemos considerar, é a natureza material do vestido. Trata-se de um vestido longo, de noite, criado pelo fashion designer inglês, de grande reconhecimento, Victor Edelstein. Sendo uma peça única, exclusiva e destinada a um membro da realeza, sem dúvida nenhuma os melhores materiais e técnicas foram utilizados, o que garante um preço alto de partida para esta peça. Os demais aspectos, sem dúvida, podem ser considerados mais abstratos.


O primeiro deles é que o vestido pertenceu a Lady Di. Sendo ela uma das princesas mais relevantes no último século inclusive para a moda - foi embaixadora da moda britânica e explorava a moda como uma forma de expressão individual dada sua beleza e porte - suas escolhas são vistas como importantes e emblemáticas, ou seja, representativas. Assim, seus vestidos são transformados em provas reais de um determinado comportamento ou características pessoais insubstituíveis.


Um outro ponto, é a ocasião que o vestido ficou famoso - em 1985 durante uma recepção na Casa Branca - apesar de ter sido usado pelo menos mais três vezes em público: 1986, 1991 e 1997. Tratava-se de uma festa oferecida pelo presidente dos Estados Unidos e sua esposa aos monarcas ingleses e, entre outros convidados, estava John Travolta. À ocasião Lady Di tinha apenas 24 anos e quando começou tocar a música hit do filme Saturday Night Fever (que tinha transformado Travolta num ídolo de sua geração) e foi literalmente convidada para dançar por Travolta, dando um show à parte. A partir daí, o vestido ficaria nomeado como Travolta's Dress. Nesse contexto, a peça se tornou ainda mais famosa por ter sido usada durante essa inesquecível dança com um ídolo pop e não por ter sido escolhida para um jantar entre governos, uma vez que, o fato de Lady Di ter dançado é que marca, uma vez mais, sua personalidade única e amada por seus súditos. Fotos desse vestido rodaram o planeta e o vestido tornou-se mundialmente famoso.


Pouco antes de sua morte, Lady Di arrecadou 100 mil libras com o leilão beneficente desse vestido. Agora, novamente à venda, seu preço logicamente disparou em virtude da morte da princesa, pois não existirão mais muitos vestidos seus disponíveis. Outro fato importante, é que a moda tem sido objeto de interesse de colecionadores, museus e afins, pois tem sido usada, cada vez mais, para atrair visitantes em mostras, leitores de livros etc. A moda tem um poder de capitalização muito além dos objetos, superando infinitamente seu valor material.


Assim, as perguntas colocadas inicialmente, podem ser apenas parcialmente respondidas. Deve-se observar que os valores intangíveis da peça, que têm relação com sua capacidade de humanizar as pessoas com as quais se relacionou, são o ponto de partida de sua avaliação monetária: uma princesa, uma ocasião especial, um acontecimento peculiar ao lado de John Travolta, fazem esse vestido ser único e irrepetível. Esse vestido concretiza também a princesa Diana idealizada na cabeça das pessoas, de modo que pode atrair multidões, despertar interesse de muitas gerações e simbolizar seu legado como indivíduo.


Quer saber mais sobre a história da moda de um jeito novo? Assine a Plataforma Fashion For Future e tenha acesso a um conteúdo exclusivo, de qualidade e inovador.



43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page