top of page

Ícones da moda: Jane Fonda

Atualizado: 17 de ago. de 2020

Como a moda fitness ganhou as ruas.





Década de 1980: pela primeira vez na história da moda, uma prática esportiva tornou-se consumo das massas, influenciando a indústria da moda. Foi o início da popularização do conceito de boa forma e a saúde associados à beleza e à juventude, girando a economia com academias, roupas, comida saudável, eventos e muito mais.


A atriz americana Jane Fonda lançou em 1982 um vídeo que era vendido para ser colocado no videocassete doméstico, considerado à época um equipamento avançado. Nesses vídeos, Jane Fonda ensinava como "queimar gordura" - expressão que usamos até hoje -, por meio da prática de exercícios contínuos. O sucesso foi enorme, atingindo milhares de famílias (mas principalmente mulheres) em diferentes lugares do mundo, tornando a atriz uma espécie de personal trainer a distância, muito famosa e, também, um modelo a ser seguido: roupas coloridas, a cava asa delta nos bodies, o lenço amarrado na testa (chamado normalmente de bandana), pequenos adereços esportivos coloridos para prender os cabelos ou nas polainas, por exemplo, moletons e "looks academia" tornaram-se febre.



Jane Fonda: bandana, body cavado e polaina.


Desde então, a influência dos esportes nunca mais saiu de moda, tendo interferência contínua no design e na tecnologia dos produtos. É o caso da lycra, por exemplo, que passou a fazer parte também de roupas não-esportivas, ou de aviamentos como velcros, materiais térmicos e muito mais. Outra grande influência muitas vezes negligenciada, tem relação com a exibição do corpo em conexão com o auge de algumas atividades esportivas. Foi na década de 1980, também, que o top cropped deixou de ser um item de sustentação do busto para tornar-se uma peça fundamental do guarda-roupa feminino.


312 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page