top of page

Você saber o que é um(a) supermodelo?

Atualizado: 24 de set. de 2019



O termo supermodel é comum na cultura popular contemporânea. Basicamente identifica um ou uma modelo que além de ser considerada possuidora de beleza física, é também uma celebridade. O que a modelo faz, come, com quem mantém relacionamentos etc., passa a gerar interesse no grande público.


Embora o termo supermodel já servisse para descrever esse tipo de profissional-celebridade desde os anos 1920, foi na década de 1940 que ele foi associado a uma pessoa específica, a suíça Lisa Fonssagrives. Seu trabalho era mais bem pago que as demais modelos da época e, além disso, era comum que ela fosse fotografada também pelos grandes nomes de então, criando uma estrutura de sentido que funciona até hoje: grandes salários, fotógrafos importantes e supermodels.


Na década de 1960, com o crescimento da publicidade e das mídias visuais (como revistas e televisão), o conceito de supermodelo se expandiu a ponto de que determinadas figuras se tornassem a cara exemplar de uma época, como foi o caso de Twiggy. As supermodelos se tornariam empreendedoras da moda e seu corpo e seu nome seriam selos de qualidade para seus próprios produtos ou aqueles que elas divulgariam. Vinte anos depois esse movimento chegou ao seu ápice e a era das supermodelos transformou essas mulheres em embaixadoras de marcas, ações e produtos e atrairiam inigualável público com suas caras estampadas nas revistas de todo o mundo.

150 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page