top of page

Rastreabilidade na Moda

Engenheira Têxtil

R-Inove Soluções Têxteis





O setor têxtil é um dos mais importantes da indústria mundial, movimentando bilhões de dólares anualmente. No entanto, as práticas utilizadas na produção podem causar graves impactos ambientais, sociais e econômicos. Em função disso, pesquisadores procuram soluções que aumentem a transparência nos processos de produção têxtil e para tanto algumas tecnologias foram desenvolvidas, tais como etiquetas inteligentes, criptografadas, blockchain, DNA da fibra, entre outras, com esse objetivo.


Mas a rastreabilidade de ponta a ponta é difícil devido à complexidade da cadeia de abastecimento e aos processos químicos intensos, como tingimentos e lavagens, que dificultam a adoção de uma única tecnologia de rastreio. Todos os anos, centenas de toneladas de produtos têxteis, incluindo sobras de corte de confecção, são descartados no meio ambiente, e a falta de uma ferramenta de rastreio físico dificulta a determinação da origem desses materiais descartados.


A rastreabilidade de produtos e processos têxteis pode conferir credibilidade e permitir um monitoramento eficiente, não só do que é produzido, mas também dos impactos gerados após a produção, por meio de sistemas que permitem a identificação dos produtos desde sua origem até seu descarte.

A adoção de tecnologias de rastreabilidade têxtil pode ainda trazer benefícios financeiros para as empresas, ajudando a garantir a qualidade dos produtos, já que é possível identificar falhas em cada etapa do processo produtivo. Isso significa que os consumidores podem ter a certeza de que estão adquirindo produtos de qualidade, produzidos de forma ética e sustentável.




Transparência nas matérias-primas e todos os processos até a chegada do produto na loja.


A rastreabilidade tem se mostrado uma ferramenta importante não apenas no âmbito econômico, mas também no social. Com a rastreabilidade de produtos e processos, é possível garantir que as normas trabalhistas, sociais e ambientais sejam respeitadas em todas as etapas da produção. Com isso, é possível verificar se a matéria-prima foi cultivada de forma sustentável e se foram respeitados os direitos trabalhistas dos envolvidos no processo, garantindo que a roupa foi produzida em condições adequadas de trabalho, sem exploração de mão de obra ou utilização de trabalho infantil.


Outra vantagem da rastreabilidade nos âmbitos sociais é a possibilidade de combater a pirataria e o comércio ilegal de produtos. Ao rastrear a produção, é possível identificar a origem do produto e verificar se ele foi produzido de forma legal e seguindo as normas exigidas. Isso ajuda a proteger a indústria nacional e a garantir que os consumidores estejam adquirindo produtos seguros e de qualidade.



Rastreabilidade: acompanhar os rastros deixados pelos processos


Da mesma forma, empresas que adotam práticas sustentáveis podem ser beneficiadas por incentivos fiscais e financeiros. Em todo o mundo, existem leis e regulamentos que abordam a rastreabilidade têxtil. Na União Europeia e EUA, os fabricantes são obrigados a fornecer informações sobre a composição dos produtos e a indicar a origem geográfica dos mesmos. As tecnologias de rastreios se tornarão cada vez mais ferramentas de controle e fiscalização.


Tudo isso parece difícil ou inalcançável?




Tenha certeza que não é, mas sim, é necessário o conhecimento sobre as tecnologias disponíveis e o esforço de implementação. E é para dar o salto inicial nesse processo que organizamos um encontro com a Engenheira Micheline Maia Teixeira. No próximo FashionLab promovido pela Fashion For Future - Rastreabilidade na Moda -, ela vai abordar os seguintes aspectos para preparar os profissionais da cadeia têxtil e vestuário para uma indústria mais transparente:

  • A importância da transparência para o segmento têxtil.

  • Vantagens econômicas, sociais e ambientais na adoção das tecnologias de rastreio têxteis.

  • As dificuldades da rastreabilidade de ponta a ponta.

  • Quais são as tecnologias de rastreio existentes? Vantagens e barreiras.

  • Pontos fundamentais para o futuro de uma tecnologia de rastreio no segmento têxtil.

  • Rastreabilidade como fomentador da economia circular.

Quer garantir seu lugar? Matricule-se agora clicando aqui.



Saiba mais sobre a R-Inove Soluções Têxteis e o trabalho impecável de Micheline e sua equipe:


A R-Inove é uma startup de inovação têxtil que tem o propósito de contribuir para a mudança no mercado, sendo uma ferramenta de apoio para quem produz de forma ética e sustentável. Seus integrantes, além da formação têxtil e eletrônica, possuem experiência nos setores de fiação, malharia e confecção.


A solução permite:

• Identificação imediata e permanente de origem e de processo do artigo têxtil.

• Consulta realizada através de App ou leitor (opcional) em qualquer etapa de produção, inclusive no ponto de venda.

• Identificação da geolocalização da cadeia produtiva.

• Não altera o design do artigo têxtil. Código só é visto sob luz UV.

• Extrema dificuldade de cópia.

• Ferramenta inovadora para a gestão de resíduos sólidos e economia circular.

• Pode ser utilizado em fios de qualquer titularidade, com composições 100% algodão ou mistos, em malhas ou tecido planos, inclusive denim.

• Custo acessível, com objetivo de disseminar a solução e ser uma ferramenta transformadora do mercado têxtil.

193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page