top of page

Underwear: a história da moda que você não conhece

Atualizado: 17 de ago. de 2020


A transformação da roupa de baixo - lingerie ou underwear -, é assunto das aulas das escolas e faculdades de moda. Principalmente as peças íntimas femininas - como corsets, sutiãs, meias e ligas, anáguas etc. -, são enfatizadas como responsáveis por constringir o corpo da mulher e dificultar seu movimento, para moldá-lo a um padrão de beleza determinado.


Passando muitas vezes despercebida diante dessas peças escondidas, uma das transformações mais impactantes da história do underwear poucas vezes foi destacada na história da moda. Trata-se especificamente da inovação trazida pelo designer americano Calvin Klein, que não só deixou à mostra cuecas e calcinhas, com também mostrou seu nome neles: suas peças têm como marca registrada um elástico onde se escreve CK ou Calvin Klein. Para divulgar suas cuecas, Calvin Klein uma vez mais inovou e deu aos homens a oportunidade de serem vistos como sexy em suas cuecas. Hoje isso pode parecer normal, mas voltando para os anos 1980, quando esse produto e essas publicidades surgiram, isso foi realmente inovador.


Quem quiser se divertir com essa história, pode assistir à cena de De Volta para o Futuro na qual Marty McFly volta de 1985 para 1955 e, nesse passado, se reencontra com sua futura mãe ainda adolescente que vê sua cueca. Ela, sem saber seu nome, o chama de Calvin Klein porque ao ver o elástico pensa que seu nome estava escrito lá para identificá-la, assim como acontecia no século 19.




168 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page