top of page

Storytelling na moda: 5 dicas para você aprender a contar histórias encantadoras

Atualizado: 15 de mar. de 2021



Os profissionais de comunicação de moda vivem um momento de grande demanda. Diferentes plataformas para vendas e promoções de todos os produtos associados à moda - roupas, acessórios, maquiagens, revistas etc. -, não podem mais se limitar a informar seus produtos tecnicamente: cor, tamanho e preço são insuficientes para descrever os produtos e pouco importantes quando o desafio é encantar o consumidor.


Contar histórias, ou construir um storytelling no jargão técnico internacional, é a onda do momento tanto para a comunicação corporativa quanto para a publicidade, passando pelas exibições de museus e releases de coleções. É uma competência fundamental para todos os profissionais da moda.


Mas, embora seja necessário saber se expressar nas redes sociais, é muito difícil fazer isso bem. Por que? Em primeiro lugar, sem dúvidas, porque são poucas as pessoas que sabem o que um texto precisa ter para estar corretamente estruturado. Em segundo lugar porque quase ninguém possui conteúdo criativo e autoral. Note: quando sai uma notícia sobre moda impactante - como aquela das roupas da posse do presidente americano -, todo o seu feed vai falar sobre o mesmo assunto. O resultado? Ninguém aguenta mais e o conteúdo, no fim, não serve pra nada.


Bom, além de escolher bons conteúdos ou temas, sem dúvida, é necessário saber transformá-los em histórias interessantes. Retomando o exemplo da recente posse, além de falar da cor e de quem criou, alguém mais viu algum conteúdo realmente novo sobre o tema? Isso ocorre porque depois que um ou dois jornalistas de moda escreveram sobre o assunto, todo o resto do mundo copiou. Então, além de achar o tema, é necessário desenvolver a forma, juntando outras pesquisas e criando um conteúdo realmente autêntico.


Mas, para no fim, você realmente escrever de um jeito agradável e que atraia os leitores, preste atenção nas dicas a seguir. Posts chatos, sobretudo no instagram, são responsáveis por afastar, definitivamente, o seu seguidor!


5 dicas para você criar um incrível storytelling sobre moda


Elimine os detalhes: todo storytelling eficiente, tem que ser veloz e de fácil entendimento. Se houver muitos elementos, pessoas, verbos e tempos, o leitor não vai se envolver. Seu público vai ser capaz de recontar, a outras pessoas, sua história.


Exemplo:


"Dizem que ela escolhe as roupas mais básicas e as bolsas muito enfeitadas, que chegam a parecer até feias ou de mau gosto. É o clássico e o kitsch, tudo ao mesmo tempo."

Não conte histórias com "moral da história": cada um tem seus valores muito pessoais e a história deve ser uma narrativa com início e fim em si mesma. Seu público não vai achar que você quer mudar a cabeça dele e vai apreciar isso em você e na sua marca.


Exemplo:


"Roupas curtas e decotadas, assim como longas e fechadas, podem ser incríveis. Depende do produto e depende de você, que deve combinar perfeitamente com a roupa que escolheu."

Mantenha seu segredo até o final: deixe alguma coisa sem contar até o fim da história. Seus leitores vão se manter firmes por querer saber como termina a história.


Exemplo:


"Eu prefiro sutiãs sem bojo porque uma vez, há algum tempo, tive um acidente com um arame. Daqui a pouco você vai saber a razão, mas já adianto que ainda não sei dizer se foi trágico ou engraçado."

Sugira aspectos visuais: principalmente na moda, é importante que aquela história tenha uma aparência; então, dê alguns detalhes descritivos. Seu público poderá "ver" o que você está falando.


Exemplo:


"E lá na vitrine estava aquele sapato, tão incrível, como eu nunca tinha visto antes. Uma tira fina ia do decote à altura do tornozelo e, enganchada com outra transversal, se prendia ao pé. Mas o detalhe ficava por conta do penduricalho da fivela que balançava quando eu andava."

Conecte sua história com algo fora dela: não fale só sobre seu produto ou sua marca. Vincule-os a outras histórias, outros criadores e outros tempos. Isso vai ajudar a fixar sua história e mantê-la na cabeça das pessoas.


Exemplo:


"E a nossa coleção, que já está disponível nas lojas, traz diversos modelos de legítimos jeans muito justos e sedutores. Lembram, sem dúvida, a dupla inesquecível formada por Brook Shields e Calvin Klein."

Se você leu o post até aqui, com certeza quer se transformar em uma pessoa que sabe contar histórias. Está fácil: participe de nosso curso Storytelling para redes sociais (moda) que vai acontecer dia 17 de março. Esse curso é composto por uma aula gravada, um workshop mão-na-massa ao vivo e, também, por uma mentoria individual.


Quer ler nossos e-books gratuitos?




A partir de fevereiro de 2021, o link para nossos novos e-books só serão enviados para os assinantes ativos de nossa newsletter. Para recebê-los, você deve se inscrever na nossa newsletter e clicar nos e-mails das campanhas e, assim, você receberá em primeira mão o aviso sobre nossas novas publicações.






1.911 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page