top of page

Quando amamos o plástico

Atualizado: 21 de abr. de 2020



Mochila de nylon da Prada


O plástico é um vilão ou um mocinho na moda? A história de uma das mais emblemáticas bolsas da década de 1980, responsável por dar a volta por cima em uma marca que estava em decadência - a Prada -, mostra que, sim, o plástico às vezes é o melhor material para determinados produtos e momentos.


Voltamos no tempo. Precisamente em 1978, Miuccia Prada herdou o negócio histórico da família, que se tratava de uma fábrica e uma loja na Galeria Vittorio Emanuele em Milão, que deu origem ao conceito de Shopping Center, que vendia bolsas e outros produtos em couro. A marca encontrava-se em um momento difícil e com pouco valor de mercado e, diante da transição do comando, decidiu modernizar-se.


Segundo se conta, foi justamente sua falta de prestígio que deu o insight para a criação de uma das bolsas mais desejadas da história da moda. Em 1984 a Prada lançou uma mochila de costas, um produto absolutamente funcional, executado prioritariamente em nylon (sim, em plástico). A bolsa que era o ícone da não-ostentação, tornou-se desejada pelas pessoas mais modernas e cool nas principais metrópoles da moda, que despontavam da década de 1980 demonstrando, também, uma nova cultura de moda, paralela àquela ditada pelas passarelas. O sucesso desse produto foi tanto que em quatro anos a Prada foi parar nas passarelas com uma grande linha de produtos, de roupas a acessórios.


Se você quer saber mais sobre a moda italiana, inscreva-se no curso Segredos do Italian Style.



30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page