Post n.5: Quanto custa um curso de moda na Europa?



Este é o último post da série estudar moda na Europa. Leia cada um deles para conhecer vantagens e possibilidades de um certificado ou diploma internacional.

A real vantagem de realizar alguma formação fora de seu lugar de origem é conhecer outra perspectiva sobre um assunto que você gosta. Você pode também se especializar em um assunto pouco explorado na sua cidade ou país, pode também adquirir um diploma ou certificado que lá é inexistente mas, principalmente, terá uma nova visão sobre um assunto. Isso porque, sendo a moda um fenômeno social que acontece a cada dia, o contexto no qual é criada, produzida e usada influencia diretamente no pensamento sobre ela. Assim, a ideia de viajar para estudar não é aprender algo que está à frente, mas principalmente olhar o que conhecemos novamente, sob um novo ângulo.


Adquirir esta competência tem um preço, na maioria das vezes, alto. Alto porque estudar é um privilégio e, por isso, comparando-o a outros serviços é considerado caro. Além disso, nos parece mais caro ainda porque estudar fora implica em taxas de câmbio de moedas quase sempre desfavoráveis para o brasileiro, diferença de custo de vida e, também, a necessidade de se organizar hospedagem e alimentação fora de casa, o que fica mais oneroso ainda. Tudo isso sem contar as despesas de uma viagem que devem ser adicionadas ao balanço final do curso. A pergunta que fica é: vale a pena? A resposta: com certeza.


A certeza que temos que esse investimento é importante, não se deve ao fato de que se acredita que, imediatamente, teremos uma oportunidade de trabalho que vai retornar tudo isso imediatamente, ou porque daí vai surgir uma ideia única que nos tornará ricos. Acreditamos que a vantagem reside na aquisição de conhecimentos e habilidades cada vez mais exclusivas, que nos tornam profissionais únicos e que, ao longo do tempo, impactam em nosso posicionamento. Durante a viagem de estudos aprendemos muitas coisas que vão além do próprio curso e vamos falar sobre elas:


Cursos curtos: de uma a duas semanas ou master-classes


Normalmente cursos curtos são destinados a pessoas que não têm muito tempo ou que sua disponibilidade financeira é menor. Esses cursos costumam focar em um único assunto ou servir como uma visão panorâmica de um conjunto de conhecimentos maior. Pode ser, por exemplo, desenho de bolsas (foco) ou introdução ao sistema fast-fashion (panorama). Esses cursos costumam ter um curso médio de 1500 a 2000 euros a semana e você pode considerar que gastará perto de 100 euros por dia entre hospedagem e alimentação.


Cursos de média duração: de um a três meses


Esses cursos podem ser pequenas especializações ou Masters, normalmente dentro do foco da especialização de uma determinada instituição. Um exemplo poderia ser de Finanças para profissionais da moda dentro de uma instituição que tenha tradição na área de economia ou desenho de coleções em couro e calçados em uma instituição dedicada à educação profissional nessa área. Esses cursos podem ter um curso geral de 5000 a 8000 euros, mas o dia-a-dia pode ser mais barato. Você pode considerar que com 1200 euros poderá cobrir as despesas de alimentação e hospedagem durante um mês se dividir um apartamento, por exemplo.


Cursos longos: de seis meses a dois anos


Esses cursos são os mais procurados por aqueles que já têm a graduação completa e até alguma experiência profissional. O tipo de formação oferecida é diversificada, mas normalmente bem abrangente ao redor de uma determinada área, por exemplo, sustentabilidade na moda ou comunicação de moda. Não só as mais tradicionais instituições oferecem esses cursos, como têm sido comum, também, que empresas, museus, labs e outros tipos de associação se dediquem dar esse tipo de formação em 360 graus. O problema desse tipo de curso é, realmente, o custo: o preço pode variar de 12000 a 20000 euros, na maioria das vezes. As aulas se espalham ao longo desse período mas não costumam acontecer todos os dias: sobra bastante tempo para viver a cidade e para realizar os trabalhos solicitados, além de visitas e às vezes até práticas de ensino que podem gerar, quem sabe, um estágio remunerado ou não. Se você ficar por aqui durante dois anos, poderá melhorar um pouco o custo do aluguel, mas podemos dizer que o custo diário será mais ou menos próximo àquele dos cursos de duração média: mínimo de 1200 euros por mês.



Leia os posts já publicados sobre o assunto e conheça também nossos programas de ensino.

Acompanhe nossa newsletter para estar atento a todas as nossas publicações. Inscreva-se no site www.fashion-for-future.com

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.