Portfolio Review: o que é e para que serve

Atualizado: Ago 13



Uma prática muito comum na indústria criativa internacional, a avaliação de portfólio de um candidato a uma vaga em uma empresa ou mesmo para acesso a um nível de estudos superior (graduação ou pós), costuma ser um momento decisivo. O currículo é muito importante mas, em geral, os selecionadores precisam "ver" o que você é capaz de criar e fazer.


O portólio, assim, é o principal instrumento que um candidato tem para diferenciar-se e concorrer. Eventualmente esse candidato pode não ter tido nenhuma experiência profissional anterior, pode também não ter vivenciado uma experiência numa grande marca ou, ainda, ter iniciado seu percurso em escolas ou empresas reconhecidas. Se o currículo, nesses casos, não teriam força e impacto, o portfólio pode comprovar um grande potencial. Esse é seu objetivo: o que você fez, mas, também, o que você pode fazer!


Por incrível que pareça, devido às características do ensino profissional de moda no Brasil e, também, em virtude do tipo de mercado que temos - onde se revela pouco investimento na criação conceitual -, aprender a fazer um portfólio competitivo para o mercado internacional ou para as grandes marcas locais, é quase um empreendimento pessoal. Não é por acaso que os recrutadores da área buscam candidatos com experiência de estudos ou trabalho na moda europeia: eles sabem que encontrarão pessoas que foram treinadas para desenvolver uma linguagem única e apresentar, sem medo, conceitos, processos e produtos.


Essa demanda é tão organizada e competitiva que vemos fora do Brasil várias maratonas - e também serviços profissionais exclusivos -, de Portfolio Review que ajudam novos profissionais, os chamados talentos emergentes a rever seus portfolios. Com um foco estritamente técnico, profissionais do setor analisam portfólios dos candidatos e dão feedbacks para uma melhor apresentação e, também, para o seu desenvolvimento: eles indicam o que cada um precisa fazer para tornar-se um profissional mais interessante para o mercado.


A Fashion For Future organiza um curso exclusivo para quem quer criar um portfólio internacional. O objetivo desse curso-tutoria, é potencializar as qualidades e habilidades que o participante já possui e, também, indicar pontos a melhorar. Para conhecer o programa e se inscrever, clique aqui.



INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.