top of page

Por que Milão é uma capital da moda?

Atualizado: 17 de ago. de 2020




Quem acompanha as notícias sobre moda, sabe que Milão é uma das quatro grandes capitais da moda, ao lado de Paris, Londres e Nova Iorque. O que a maioria das pessoas não sabe é porque e como isso aconteceu. Então vamos lá resumir essa história.


A relação da moda com Milão é muito antiga e nos leva à Idade Média, quando na cidade e no seu entorno, havia centros de produção de tecidos, joias, tapeçarias, calçados etc., enfim, artefatos que têm relação com o gosto pessoal e com o próprio sentido de moda e identidade. Mas naquele momento a Itália não era um país unido como é hoje e os diferentes reinos tinham seus próprios interesses. Por essa razão, dentro do território que hoje chamamos Itália, tanto Roma quanto Florença, destacavam-se pela mesma razão: eles também produziam e comercializavam produtos de altíssima qualidade material e beleza estética.


A Itália finalmente foi unificada em 1891 e as três cidades passaram a disputar esse lugar de privilégio na moda, mas Milão destacou-se apenas após a Segunda Guerra Mundial. Era difícil, pois Florença já realizava desfiles de moda e tinha uma clientela internacional e Roma tinha costureiros também internacionalmente renomados que atendiam, inclusive, as estrelas de Hollywood.


O sucesso e o crescimento de Milão dependeu de forma decisiva da organização do setor. A Camera Nazionale della Moda foi fundada em 1959 com a missão de estimular e proteger os talentos italianos e Milão reunia as condições ideais para dar lugar às novidades, já que diferentemente de suas rivais Florença e Roma, era pouco apegada às tradições. Milão era uma cidade industrial, a mídia estava estabelecida na cidade, havia conexões importantes e históricas com a indústria e o artesanato italiano, enfim, tudo estava alinhado para que nomes como Valentino, Armani, Versace, Dolce & Gabbana e Moschino entre outros aqui despontassem para o mundo, atraindo a atenção de todo o universo da moda para Milão.


Milão, então, é o lugar onde tem muita informação de moda, onde estão localizadas as melhores escolas e onde a moda faz parte da cultura da cidade. Quer saber mais sobre como estudar aqui? Participe de nosso curso de Orientação de Carreira Internacional na Moda.

1.397 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page