Por que Milão é uma capital da moda?

Atualizado: Ago 17




Quem acompanha as notícias sobre moda, sabe que Milão é uma das quatro grandes capitais da moda, ao lado de Paris, Londres e Nova Iorque. O que a maioria das pessoas não sabe é porque e como isso aconteceu. Então vamos lá resumir essa história.


A relação da moda com Milão é muito antiga e nos leva à Idade Média, quando na cidade e no seu entorno, havia centros de produção de tecidos, joias, tapeçarias, calçados etc., enfim, artefatos que têm relação com o gosto pessoal e com o próprio sentido de moda e identidade. Mas naquele momento a Itália não era um país unido como é hoje e os diferentes reinos tinham seus próprios interesses. Por essa razão, dentro do território que hoje chamamos Itália, tanto Roma quanto Florença, destacavam-se pela mesma razão: eles também produziam e comercializavam produtos de altíssima qualidade material e beleza estética.


A Itália finalmente foi unificada em 1891 e as três cidades passaram a disputar esse lugar de privilégio na moda, mas Milão destacou-se apenas após a Segunda Guerra Mundial. Era difícil, pois Florença já realizava desfiles de moda e tinha uma clientela internacional e Roma tinha costureiros também internacionalmente renomados que atendiam, inclusive, as estrelas de Hollywood.


O sucesso e o crescimento de Milão dependeu de forma decisiva da organização do setor. A Camera Nazionale della Moda foi fundada em 1959 com a missão de estimular e proteger os talentos italianos e Milão reunia as condições ideais para dar lugar às novidades, já que diferentemente de suas rivais Florença e Roma, era pouco apegada às tradições. Milão era uma cidade industrial, a mídia estava estabelecida na cidade, havia conexões importantes e históricas com a indústria e o artesanato italiano, enfim, tudo estava alinhado para que nomes como Valentino, Armani, Versace, Dolce & Gabbana e Moschino entre outros aqui despontassem para o mundo, atraindo a atenção de todo o universo da moda para Milão.


Milão, então, é o lugar onde tem muita informação de moda, onde estão localizadas as melhores escolas e onde a moda faz parte da cultura da cidade. Quer saber mais sobre como estudar aqui? Participe de nosso curso de Orientação de Carreira Internacional na Moda.

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.