Arte e moda: a nova collab da Fendi

Atualizado: Ago 13


Campanha da Fendi para a coleção California Sky


No webinar que realizamos em maio/2020, tivemos a oportunidade de apresentar alguns conceitos e práticas que unem e distanciam a arte e a moda. Ao longo do tempo essa dinâmica tem mudado bastante e, nas últimas décadas, o termo collab - que vem da palavra colaboração - , tem sido empregado para indicar que um produto de moda ou uma coleção específica, foram produzidos com o auxílio do universo estético de um artista.


Diferentemente da apropriação, da inspiração ou mesmo do trânsito das práticas (que é quando artistas criam moda ou vice-versa), as collabs têm ajudado as marcas a renovar seus produtos, dialogar com um novo público e repensar os limites de seu estilo. Além disso, parece não haver dúvidas que se trata de uma expansão comercial, pois artistas em diálogo com novas gerações de consumidores e mais presentes nas redes sociais, parecem perceber rapidamente mudanças e tendências comportamentais, o que é fundamental para a sobrevivência das grandes marcas.


Esse é o caso da Fendi e sua recente colaboração com Joshua Vides. O artista conceitual, também adjetivado como street-artist, é californiano e está na casa dos 30. Possui 172 mil seguidores no instagram e é um dos mais conhecidos e bem sucedidos artistas contemporâneos estadounidenses. Sua característica formal é "renovar" os clássicos, redesenhando-os ao transformá-los em sua tela. Para isso, usa (ou simula o uso) de uma caneta marcadora preta, fazendo contornos com traços tipo sketch, ou seja, rápidos e casuais, sem perfeição.


Segundo suas palavras, não se trata de customização, pois ele não pretende personalizar um determinado produto. É mais que isso. Trata-se de enfatizar a estrutura das peças, sua forma, sua essência e principais diferenciais. Isso não tem a ver só com peças de moda, mas com qualquer coisa: podemos ver a "essência" de hidrantes, portas, escadas e muito mais, na sua conta no instagram.


Seu instagram foi seu portfólio. Aparentemente sua primeira interferência em produtos de moda que ganhou destaque foi a que se deu sobre um tênis Nike Air Force 1 em 2014, mas já havia outras propostas emblemáticas. O imenso sucesso do tênis branco que havia sido contornado com o marcador preto, rendeu-lhe parcerias e novos trabalhos. Com a Fendi, tudo começou com a proposta para o interior do Pekaboo Café no quinto andar da emblemática Harrods, em Londres.


Os laços com Silvia Venturini, diretora criativa da Fendi, se estreitaram e Joshua Vides assina, em colaboração com a Fendi, uma linha de produtos específicos para a coleção verão 2020. Destaque na mídia de moda, a coleção #FendiCaliforniaSky tem sido muito apreciada pela linguagem estética única, pela ousadia e pela inovação tecnológica, pois o estilo Joshua, também implica na transformação da produção dos produtos Fendi.





Se você quiser saber mais sobre a história e a trajetória das marcas de moda italianas, matricule-se no nossa masterclass Italian Style: os segredos de sucesso.

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.