A moda e o design




É interessante notar que os profissionais, estudantes ou mesmo os apaixonados por moda, sempre buscam referências que contribuam para que a moda alcance legitimidade. De um ponto de vista social, quase todos sabemos, que a moda muitas vezes é vista como assunto fútil e sem importância. Não são todas as pessoas que reconhecem sua dimensão econômica, seu papel na construção das identidades, sua importância dentro da dinâmica social, sua relevância como linguagem estética e, também, sua inserção no campo da produção, da engenharia, dos serviços. Como costumamos dizer, é um privilégio captar essas nuances e compreender seu papel na sociedade.


Nos últimos anos, contudo, foi construído um discurso muito sólido para revelar um lado da moda que tem ganhado reconhecimento: a moda como design. Nesse caso, o sentido da moda foi ampliado daquilo que vestimos, como e quando vestimos, para compreender a moda como um sistema, ou seja, da dimensão criativa, passando pela produtiva e, por fim, daquela que observa os códigos de uso.


Pensar a moda como design, assim, interfere diretamente no modo mais corriqueiro de entender que a moda se limita à roupa, à aparência e ao gosto transitório: qual o impacto de mudar as roupas a cada estação, promover ou divulgar produtos específicos e seus usos "adequados" e o que significa exatamente um estilo? O que tudo isso tem a ver com o reconhecimento de que as roupas e acessórios são um produto do design?


Na prática, embora o consumidor-usuário siga usando suas roupas e escolhendo-as conforme é submetido às informações de moda, todo o processo por trás da oferta desse produto está submetido a uma metodologia que o observa, que entende suas demandas e que procura atender às suas aspirações. Esses conceitos, são então materializados e disponibilizados, dentro de uma lógica produtiva absolutamente inserida em nossos sistemas econômicos. A criação - que, no fim, também poderíamos chamar de estilo -, é a concretização desse processo.


Se você quer saber mais sobre moda e design, participe de nosso webinar gratuito que vai acontecer no dia 7 de julho. Inscreva-se clicando aqui.

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.