top of page

A linguagem do couro na moda

Atualizado: 17 de ago. de 2020

Conheça um pouco da história desse material na moda.





A pele animal é utilizada há muitos séculos no vestuário e nos acessórios em virtude de sua adaptação à construção de roupas. Tanto peles com pelos, quanto peles lisas - mais conhecidas como couros -, são materiais utilizados para proteger o corpo deste tempos remotos.


Desde o desenvolvimento dos plásticos, contudo, a indústria da moda se vale dos couros sintéticos, atualmente chamados ecológicos. Eles podem substituir o animal como fonte primária de matéria prima e, além disso, eliminar parte importante dos prejuízos ambientais causados pelo tratamento das peles naturais.


A aparência e a estrutura do couro, contudo, é um recurso útil à indústria da moda, pois é um substrato com grande força estética, isto quer dizer que, às vezes, uma criação requer que a aparência do couro esteja presente numa coleção, para dar ar de sofisticação, ou de sensualidade ou, simplesmente, rebeldia. O uso do couro na moda é muito variado e pode adquirir diferentes sentidos.


Atualmente o uso do couro é múltiplo e cada vez mais criativo, não se limitando aos tratamentos convencionais (agora pode ser estampado, tingido, modificado em termos de texturas etc.) nem tampouco ao inverno. Cada vez mais, marcas famosas de pelleteria exploram os couros no verão.


Outra questão emergente, é a da sustentabilidade, pois o uso do couro na indústria da moda tem sido muito contestado. Apesar de ser um material biológico e, portanto biodegradável, alguns aspectos de seu tratamento e mesmo de sua extração, são tidos como maléficos. Muitas vezes, também, o chamado couro ecológico que pode ser muitas vezes simplesmente um plástico, é mais nocivo ainda à natureza. Fontes de couro vegetal, nesse sentido, vêm sendo cada vez mais estudadas para que possamos atender a todos os desafios da sustentabilidade no mundo contemporâneo.

216 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page