top of page

Pesquisa de tendências em Milão

Atualizado: 21 de abr. de 2020


Algumas das surpresas das vitrines de Milão.


Saiba como se preparar para a pesquisa de tendências na Europa

Se há alguns anos intenção das viagens de pesquisa de tendências nas principais capitais da moda era olhar modelos, fotografá-los e a seguir copiá-los com algumas modificações, com a alta distribuição das imagens nas redes sociais, esse sentido esvaziou-se. A pesquisa in-loco tornou-se muito mais profissional e exige muito mais preparo e um comportamento mais investigativo, que não busca olhar produtos, mas entender os novos conceitos de moda. Por isso, cada vez mais, preparar-se para essa etapa do desenvolvimento de uma coleção.


A primeira etapa, então, é interpretar a cidade que será visitada. Cada lugar tem sua própria cultura de moda, que é a maneira por meio da qual os habitantes e visitantes se comportam em relação às roupas e acessórios. Onde compram, como compram, onde usam, quais as ocasiões de sair da norma, como as distintas gerações se comportam etc. Uma cidade como Milão, que tem além do Fashion Week uma série de eventos ligados à moda e ao design, além de diferentes instituições que conectam a tradição e a inovação, oferece muitos lugares diferentes para serem visitados e observados.


A segunda etapa, é selecionar os lugares que serão visitados. Deve-se observar o horário de movimento dos bairros ou lugares, para entender o comportamento das pessoas, como elas se vestem ou coordenam sua aparência na mistura de acessórios e complementos. Entender o que as pessoas usam é o passo precedente para saber o que olhar quando chegarmos nas lojas ou fabricantes.


Podemos então olhar produtos. Lojas de roupas, acessórios, brechós, comércios alternativos etc., só devem ser escolhidos depois que olharmos o que as pessoas realmente vestem e como vestem. Os produtos devem ser vistos por meio de suas características formais (matéria-prima, técnicas de acabamento ou costura, linguagem estética etc.) e não por sua aparência. Em resumo, o que importa é saber quais são as inovações construtivas que ainda não conhecemos ou experimentamos. Os modelos já são divulgados pelos sites e revistas de moda praticamente em tempo real.


Você pode fazer no nosso site o download grátis do e-book sobre tendências e aprender um pouco mais sobre o assunto.


Se você quer saber mais sobre a moda italiana, inscreva-se no curso Segredos do Italian Style.


Se você gosta desse conteúdo e quer saber mais sobre a história dos têxteis, das roupas e da cultura de moda, assine nossa plataforma clicando aqui.

100 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page