top of page

Conheça 5 museus e exposições dedicados ao artesanato na Europa

Atualizado: 30 de ago. de 2022



Se você é apaixonado por moda, com certeza também é fascinado por artesanato. Em qualquer que seja a técnica, o feito à mão carrega a especialidade e a humanidade de um artesão em cada peça, que se torna exclusiva e cheia de significados.


Em diferentes lugares do mundo encontramos diferentes técnicas artesanais, que muitas vezes tem forte ligação com a cultura local e com o fashion heritage daquela região. Pensando nisso, separamos 5 museus e exposições focadas no artesanato para você visitar em viagens e se aprofundar nesse universo encantador e especial:


1. Museo del Merletto, Veneza


Localizado em Burano, uma pequena ilha a 7 km de Veneza, na Itália, encontra-se o Museo del Merletto, também conhecido como museu da renda. As rendas, assim, são uma das maiores atrações do local, que encanta por suas vielas extremamente coloridas e pelo estilo italiano presente nas casas e construções. No museu, você poderá conhecer a história dessa arte secular, além das tradições artesanais Venezianas. Será o momento também de explorar alguns pontos e técnicas utilizadas por décadas, com diversas obras que exemplificam a graciosidade e delicadeza das tão famosas rendas italianas.



2. Museo Salvatore Ferragamo, Florença


Com uma coleção de aproximadamente 10.000 modelos de sapatos produzidos artesanalmente no ateliê da marca, o museu dedicado à vida e ao legado de Salvatore Ferragamo é imperdível para os amantes de história da moda. Além da história da marca e de seu fundador, peças e acessórios icônicos dos anos 1950 até os dias atuais estão expostas junto de materiais publicitários, recortes de imprensa e com uma exposição temporária exclusiva. Este museu tem uma característica única - é um museu de uma empresa - e, por isso, a “lojinha” é mais encantadora ainda: é a principal loja da marca onde é possível encontrar todos os modelos produzidos como réplicas contemporâneas de sapatos históricos.



3. Victoria and Albert Museum: exposição Bags: inside out, Londres


O Victoria and Albert Museum é, provavelmente, um dos museus de artes e design mais famosos e prestigiados do mundo. Localizado em Londres, já foi sede de diversas exposições famosas e é parada obrigatória para quem está na cidade. Sua enorme coleção abrange mais de 5 mil anos entre cerâmicas históricas da China ancestral até peças icônicas de Alexander McQueen. A exposição “Bags: Inside Out”, que fica no museu até janeiro de 2022, explora o estilo, a função e a produção artesanal das bolsas das marcas mais icônicas (incluindo a Birkin bag da Hèrmes da própria Jane Birkin!).



4. Museu de Artesanato e Design de Évora, Portugal


Focado em artefatos artesanais, o museu de Évora, na região de Alentejo em Portugal, tem um grande acervo de peças tradicionais da região onde está localizado. Visa promover a memória dos ofícios tradicionais e inserir a produção artesanal no contexto do design, explorando novas conotações sociais e antropológicas.



A Fashion For Future, no seu novo curso Moda e Artesanato, também tem uma proposta parecida: além de refletir a ação e o papel do artesanato na indústria da moda, o curso também propõe reflexões sobre a relação antropológica com os artesãos, a emblemática questão da apropriação cultural, o patrimônio cultural e o valor do artesanato e sua relação com o design contemporâneo. Últimas vagas disponíveis, não fique de fora! Link do curso


5. Musée des Beaux Arts et de la Dentelle, França


O museu de Belas Artes e da Renda se encontra na região de Normandia, na França. Além da exposição de belas artes, com pinturas, esculturas e gravuras de artistas renomados, o museu apresenta a história da renda e das rendeiras de Alençon, mais especificamente do ponto Alençon, que é tão importante e icônico para a cidade que virou patrimônio cultural imaterial da humanidade na lista da UNESCO.














120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page