top of page

Desafio Jeanswear, tendências e sustentabilidade


Com certeza você tem várias peças jeans no seu guarda-roupa, não é mesmo? Olhando pra elas, ou na hora de comprar peças novas, você tem pensado na palavra sustentabilidade? Se sim, você tem se informado pra valer sobre isso, ou você se deixa levar pelos discursos gerais sem ir a fundo no tema? Hoje, a Fashion For Future te convida a aprender bem mais sobre esse assunto.


Cenário do jeans na indústria têxtil


Um dos relatórios mais completos quando o assunto é a moda e o têxtil no Brasil, é o produzido pelo IEMI. Por isso podemos confiar em suas pesquisas segmentadas, como as produzidas sobre o mercado jeanswear, que apontam que o Brasil “detém umas das principais cadeias produtivas do jeanswear no mundo: ampla, integrada e diversificada, englobando desde a produção das fibras até a confecção das roupas, sustentada por uma gama de grandes indústrias de fios, tecidos e acabamentos, qualificadas entre as mais modernas e competitivas do planeta.” Segundo o IEMI, nesses dados de 2021 que refletem 2020, o varejo brasileiro daquele ano movimentou nesse segmento 22 bilhões de reais envolvendo 6 mil indústrias e mais de 100 mil trabalhadores.


Dados impressionantes? Sim, sem dúvida, mas o que nos perguntamos diante desses números e perspectivas é: como o segmento da moda deve enfrentar a grande fama do jeanswear, considerado um segmento com alto impacto ambiental?


Sabemos que desde que a palavra sustentabilidade entrou no jargão cotidiano do profissional e consumidor de moda, o jeans acabou tendo sua imagem abalada. São inúmeras as postagens, reportagens e relatos sobre esse assunto, sendo que um dos mais impactantes e profundos é o documentário Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar (assista aqui), que mostra as péssimas condições de trabalho e ambientais na produção de jeans na cidade de Toritama em Pernambuco, região brasileira importantíssima no cenário do jeanswear.


Assim, ao expor os problemas na produção dessas peças que antes pareciam longe da nossa realidade - dada a tradicional invisibilidade de "quem produz nossas roupas" (parafraseando o Fashion Revolution), profissionais da moda quebram a cabeça para resolver uma questão prática: como criar produtos sustentáveis mas que mantenham o apelo estético, justamente para um mercado consumidor muito preocupado com isso, o dos jovens.


Jeanswear bonito por dentro e por fora


Numa célebre masterclass da Fashion For Future, Tamires Borges, Gerente de Estilo das Lojas Renner conduziu os participantes numa jornada inesquecível sobre esses desafios trazidos pelo segmento jeanswear.





A trajetória desse produto, uma das mais icônicas da história da moda, entra agora em um novo capítulo. Segundo Tamires, “trabalhar com jeans é muito desafiador porque é uma das categorias mais poluentes na moda, na indústria tradicional o impacto de químicos e o uso da água não são sustentáveis, o cenário precisa de mudança e essa a mudança está nas nossas mãos, é um trabalho de formiguinha mas juntos vamos conseguir fazer a diferença.

Explica a expert, a peça que encontramos na loja e que nos encanta, tem três fases importantes e decisórias para que se caminhe rumo a um produto cada vez mais sustentável. A escolha do tecido, o corte e a lavanderia, ou seja, o conjunto de tratamentos e processos que são adicionados ao produto para dar características estéticas distintivas e responsáveis por atrair o interesse do consumidor.





Mas a grande sacada que podemos tirar da masterclass liderada pela Tamires, não é olhar separadamente cada uma dessas fases e sim desenvolver uma visão integrada, como um projeto que tem em sua essência a premissa da sustentabilidade. É por isso que, como ela mesma aconselha, é necessário partir para o conhecimento, exploração e desenvolvimento de estratégias criativas baseadas na sustentabilidade: isso é o melhor a fazer.


Com essa ideia em mente, Tamires mostrou durante a masterclass que sim, que é possível seguir as tendências desejadas nesse mercado para o público específico e, ao mesmo tempo, encontrar soluções bem mais sustentáveis do que as praticadas anteriormente. Quer saber quais são elas? Dê o play e ouça o que a Tamires tem a dizer:





Quer aprender mais com a gente?


O exemplo de Tamires Borges, uma jovem profissional do mercado de moda e que já está assumindo lugares de destaque e de decisão, nos leva a uma segunda questão. Como estão se formando esses profissionais de moda que saem das faculdades ou cursos técnicos sem terem exatamente uma formação pautada, 100%, pelo direcionamento a projetos sustentáveis? Como sabemos, a geração que hoje ainda atua nos cursos não começou sua jornada profissional com essa pauta em mente e é exatamente por isso que, cursos livres e programas de pós-graduação com foco na sustentabilidade são tão importantes no desenho dessas carreiras. Para falar desse mundo do trabalho e da construção dessa trajetória na sustentabilidade, a nossa próxima líder de uma Masterclass gratuita de orientação profissional é a Fernanda Lopes. Assim como Tamires, ela é uma jovem profissional que está impactando positivamente o cenário da moda brasileira e destacando-se por perseguir uma formação realmente sólida nesse tema.





Se você quiser participar dessa formação e melhorar muito sua análise crítica sobre moda e sustentabilidade, inscreva-se agora neste evento que vai acontecer no dia 2 de abril. As vagas são limitadas então garanta seu lugar!


Quer saber tudo sobre sustentabilidade num curso de Alta Formação para profissionais da indústria têxtil e da moda?




Desenvolva seu espírito crítico e analítico sobre os desafios da sustentabilidade na cadeia têxtil e vestuário. Faça as melhores escolhas possíveis durante a concepção, produção e comunicação de produtos e serviços de moda.


O objetivo deste curso é trazer uma formação ampla sobre a sustentabilidade na prática na indústria da moda que te permita tomar as decisões mais acertadas e formar opiniões conscientes independentemente de sua atuação ou setor.

O que você vai aprender:

1- Introdução à sustentabilidade: Um breve percurso pelos conceitos básicos da sustentabilidade na moda:


2 - Sustentabilidade como fenômeno social : Discussões sobre como grupos sociais distintos identificam, avaliam e valorizam indicadores de sustentabilidade nos produtos de moda e vestuário.


3 - Sustentabilidade e matérias-primas: Reflexões sobre materiais e processos e o impacto que eles têm na análise final da sustentabilidade.


4 - Modelos de negócios e sustentabilidade: Impactos dos tipos de negócio na análise da sustentabilidade e controle de seus efeitos nocivos.


5 - Produtos sustentáveis: As melhores decisões para uma moda sustentável. Dentro da cadeia, na fase de projetação das roupas, as escolhas dos designers podem diminuir em até 70% o impacto ambiental total na cadeia de moda.


Inscreva-se hoje e aproveite as vagas promocionais disponíveis.



222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page