top of page

Como escolher tecidos para uma coleção?

Atualizado: 1 de set. de 2020


Você consegue imaginar quantos tecidos entram em uma coleção e sabe como selecioná-los?

Não importa se estamos falando de um projeto ou de uma coleção comercial, escolher os tecidos é uma das etapas mais complexas no desenvolvimento de produtos.


Na maioria das vezes as coleções de vestuário serão produzidas com o uso de tecidos, tanto de malha quanto planos. Cada vez mais o uso de outros materiais, como plásticos, peles e couros (sobretudo as chamadas ecológicas) entram em cena, mas ainda não são substratos usados na mesma intensidade que os tecidos. Para ser um tecido, tecnicamente falando, o material deve ser formado por fios que podem ter sido entrelaçados (é o caso das malhas) ou cruzados (é o caso dos tecidos planos), para que se forme um material que tem comprimento, largura e espessura, é costurável, tem maleabilidade e apresenta conforto ao uso.


Selecionar os tecidos pode ser uma tarefa bem difícil no desenvolvimento de um projeto ou de uma coleção. Essa tarefa não pode ser simplesmente guiada pelo gosto pessoal, pois tem implicações diversas para o usuário: o tecido deve ser considerado desde seu custo até suas possibilidades de ser tingido em uma determinada cor ou estampado. Assim, durante o desenvolvimento de uma coleção ou um projeto mais condensado, é necessário criar um fluxograma paralelo da pesquisa têxtil e de testes que devem ser realizados para chegar ao tecido ideal. Pode ter certeza que parte do sucesso de seu produto, dependerá dessa escolha.


A Fashion For Future desenvolveu um guia que pontua cada uma das variáveis que deve ser considerada durante a escolha dos tecidos e que serve como incentivo para que o designer de moda, cada vez mais, mantenha contato com os tecidos. Esse, aliás, é um dos grandes diferenciais do mercado quando o assunto é a contratação de aspirantes a designers ou a compradores de moda. Sem essa competência, é muito difícil conseguir uma boa colocação no mercado. Pesquisas internacionais na área de recrutamento afirmam claramente que, entre outras skills (ou habilidades fundamentais, em português) essa talvez seja a mais difícil e lenta em se adquirir. Por isso, quanto mais cedo começamos a aprender sobre têxteis, melhor!


Lembre-se que os tecidos de sua coleção são apenas uma das etapas do planejamento. Você pode aprender mais sobre isso clicando aqui.

305 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page