Como construir uma coleção a partir de um tema?

Atualizado: Set 1

Se você quiser ser um designer contemporâneo, deve evitar o estereótipo.



Moodboard com o tema tropical

Um dos grandes problemas no desenvolvimento de coleções de moda a partir de temas, é a tendência a ser figurativo, isto é, se nossa coleção fala da Festa Junina, passamos a usar xadrez, vestidos floridos, chapéu de palha e trancinhas na coleção. Isso, na verdade, seria um figurino ou uma fantasia, e não uma coleção contemporânea.


O primeiro passo para criar coleções de moda é, sem dúvida, encontrar um mood, ou seja, criar um ambiente que nos dê referências para extrair formas, cores, materiais, estampas, ornamentos, silhuetas etc., que darão origem à coleção. Assim, poderemos transferir para as roupas e acessórios criados toda a gama de sensações obtidas num painel.


Então, por exemplo, retomando a questão da Festa Junina: o contraste de cores, o ritmo e velocidade das danças, o uso de acabamentos rústicos, o embelezar-se feminino (maquiagem e tranças), a simplicidade etc., podem ser associados a materiais e a objetos que não sejam fotos de festas juninas para copiar os trajes. É toda essa atmosfera sensorial que deve ser transformada em novas criações.


Assim, o objetivo do mood ou painel é dar ao designer todos os elementos formais projetuais: aquilo que ele vai usar como material de criação. Por isso, um painel bem feito normalmente resulta em uma excelente coleção.


A segunda etapa, deste modo, é criar peças que funcionem de acordo com o estilo da marca ou do usuário, de acordo com aquelas referências estéticas. Devemos notar, nesse momento, que um mesmo tema pode ser explorado de diferentes maneiras por diversas marcas, pois elas olham para usuários diferentes e, portanto, escolhem outros materiais e silhuetas. O tema, então, não deve ser pensado como uma referência fotográfica - uma representação -, mas sim como um traço - uma abstração.


Participe do nosso curso Planejamento de Coleção para entender o processo completo e tornar-se um excelente profissional!

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.