top of page

Colour for Fashion: 5 segredos sobre as cores na moda




Um dos mais importantes elementos de um projeto ou coleções de moda é a cor. As cores normalmente são planejadas de acordo com a marca e o público mas, também, em função de uma época ou coleção. As cores e suas diferentes tonalidades "entram e saem de moda", de maneira que ao longo do tempo vemos uma grande variação do uso das cores nas roupas.


Sendo um designer de moda ou trabalhando com produtos, é necessário conhecer como as cores podem ser manipuladas e organizadas, uma vez que elas são um dos principais pontos do sucesso de uma coleção. É necessário então estar atento aos 5 segredos sobre o planejamento das cores nas coleções de moda:


  1. A cor não é absoluta, mas manifesta-se. É bem fácil entender esse ponto, já que, quando mudamos de ambiente (de um tipo de luz a outro, ou da noite ao dia, por exemplo), a percepção cromática que temos muda. A cor então deve ser observada em condições de iluminação adequadas para que se perceba qual será o efeito resultante.

  2. A cor difere nos materiais. Uma vez que a cor não é absoluta, mas depende da iluminação e do material, é muito difícil obter cores idênticas em materiais distintos. Então, planejar que um botão de plástico deve ter a mesma cor que uma camisa de algodão, por exemplo, supõe fazer muitos testes para chegar ou desenvolver uma cor bem próxima.

  3. O pantone não é um corante. Pantone é uma marca comercial de uma empresa que produz escalas de cores que servem como referência para o mercado. No pantone têxtil existem escalas para o algodão e para materiais sintéticos, possibilitando que se controle as diferenças perceptivas conforme cada tipo de material.

  4. As diferentes tonalidades das cores têm nomes e descrições de origem. Um vermelho não é só um vermelho e podem existir também, vinte tipos de azul cada um deles nomeado ou referenciado. Embora toda essa nomenclatura possa variar culturalmente, existe um padrão aceito internacionalmente que associa a cor à sua origem. Assim, saber diferenciar um rosa shocking de um rosa candy, é obrigatório para quem trabalha com moda.

  5. As cores que vemos nos computadores não existem nos tecidos. Um dos principais problemas na indústria da moda, é achar que aquela cor que está no Photoshop será reproduzida no tecido. Isso não ocorre, pois enquanto uma é cor-luz, a outra é cor-pigmento, ou seja, as formas de obtenção são diferentes. Entender as diferenças e chegar ao equilíbrio é fundamental para quem trabalha com moda.


Se você quer saber mais sobre as cores, pode adquirir nosso e-book Colour For Fashion preparado exclusivamente para profissionais de moda.


Se você gosta desse conteúdo e quer saber mais sobre a história dos têxteis, das roupas e da cultura de moda, assine nossa plataforma clicando aqui.

169 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page