top of page

5 dicas que não podem faltar para construir uma Black Friday no mercado de moda

Por Tati Veiga

Consultora de negócios digitais com foco no mercado de moda.






Ao longo desses 20 anos de varejo digital já passei por muitas Black Fridays. Algumas super agitadas e com várias intercorrências e, nos últimos anos, já mais tranquilas após a experiência adquirida.

Já que a próxima BF esta batendo na nossa porta é momento de realizar um belo planejamento do evento, assim como de pensar em toda a experiência dos clientes e de como perpetuar essa relação. Mas, antes, vamos contextualizar.

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos com objetivo de ser um “respiro” de mais uma semana para as compras de final de ano, já que ocorre entre 2 grandes feriados: Dia de Ação de Graças e Natal, na última sexta-feira do mês de novembro. Originalmente, a data era muito forte no varejo de rua e, com a digitalização, passou a ser realizada tanto em lojas físicas quanto online. A data é sinônimo de preços super arrojados para os clientes e o famoso “limpa estoque” para as marcas fecharem o ano no “azul”.

Aqui no Brasil a data ganhou força primeiro no online (em 2010) para depois ir para o comércio físico e atualmente é um dos maiores eventos do calendário comercial do país – em alguns mercados chega a ser a maior data de vendas do ano.

Mas, engana-se quem vê a Black Friday apenas como uma data com volume de vendas absurdo. Pode e deve ser usada como uma oportunidade de apresentar sua marca a novos clientes e reforçar seu posicionamento e diferenciais em relação a concorrência.

Para entender o que esta por vir em 2022, uma pesquisa realizada pela Behup – Pesquisa de Consumo 2º semestre de 2022 - apontou que a categoria de Moda e Acessórios tem a maior intenção de compras nesse ano - contando com 34% das intenções.

Portanto, seguem algumas dicas para fazer uma Black Friday incrível!


1 – Desperte interesse, gere desejo e ganhe mais clientes:


Aproveite alguns dias antes para capturar leads qualificados (possíveis clientes futuros) – crie um formulário simples, com email e nome, informando que através do mesmo terá acesso as promoções antecipadamente ou dê algum “mimo” especial com esses novos cadastros ao longo do evento (vale frete gratuito, cupom com algum desconto extra). Esse mailing é importante para ser trabalhado posteriormente e não apenas durante a promoção. É muito comum termos clientes apenas durante a promoção – portanto, entender esse potencial e realizar um ótimo trabalho será crucial.



Aposte em um "mimo" para seus clientes



2 – Prepare toda a empresa e equipe


Imagine fazer a venda total do mês em apenas 1 ou 2 dias? Pois é: normalmente, as vendas de Black Friday podem ser equivalentes ao seu mês inteiro. Portanto, toda a parte de processos internos, assim como as equipes precisam estar preparadas para que tudo corra bem.

Faça um check list básico de toda sua operação: atendimento, envio de produtos, tecnologias e prestadores de serviços, embalagem e assim por diante. Deixe todos os envolvidos alinhados e com planos de contingência definidos no caso de algum problema – os famosos “planos B”.


3 – Mecânicas promocionais verdadeiras


Qualquer que seja a mecânica promocional que será usada durante o evento (lembrando que se trata de um evento de descontos), precisa ser verdadeira e muito clara para os consumidores. Nada de retirar os produtos de promoção por um período anterior e retorná-los com o mesmo percentual de descontos que já praticava anteriormente. Além de ser algo regulado e com multas salgadas, perderá a credibilidade e os clientes para sempre.


A melhor estratégia é colocar sempre um percentual acima do que já vinha praticando ou mesmo um desconto progressivo na compra de mais peças. Se puder ser mais agressivo e colocar a loja inteira com um percentual fixo de descontos será sucesso garantido! Faça as contas e veja o que funciona melhor para seu negócios.


4 – Atenção ao pós venda


A experiência do cliente com sua marca não acaba no email “seu pedido foi confirmado”. O cliente poderá solicitar informações sobre o andamento de seu pedido, tirar dúvidas diversas e mesmo ajustar alguma inconsistência que possa ter ocorrido no momento de sua compra. Portanto, é extremamente importante manter o cliente seguro e ser transparente em todo o processo de venda até o recebimento de sua compra.


Além disso, vale aproveitar para fazer alguma ação após a entrega do produto para medir a satisfação do cliente com a marca – esse é o momento de, não apenas vender, mas também de consolidar essa relação.


5 – Mensuração dos resultados

Esse ponto é chave - entender o que funcionou: quais produtos foram mais vendidos ou procurados, erros cometidos, principais dúvidas e problemas internos, entre outros.


É o momento de preparar e entender o que deu maior retorno para seu negócio e o que não saiu como esperado e, claro, analisar os motivos – aquele check list de “lições aprendidas”.

Imagina que, logo em seguida, ainda temos as vendas de final de ano – e fazer esse exercício dará um ótimo norte do que ainda é preciso corrigir para obter resultados melhores.


Pronto! Com esses pontos em linha é hora de aproveitar para ganhar mercado, ser reconhecido e arrebentar de vender! E, claro, não perca de vista a concorrência. Isso é necessário para realizar pequenos ajustes e correções de rotas.


Se você, assim como eu, quer mais informações e referências sobre o mundo da moda e seus negócios, não deixe de ler outros artigos relacionados aqui no blog.


Boas Vendas mas se quiser falar comigo, é só entrar em contato!


Tati Veiga



E que a Fashion For Future vai fazer para a Black Friday?


Decidimos seguir o primeiro conselho da Tati e vamos dar um "mimo" pra quem se cadastrar na newsletter promocional clicando aqui!


Conheça Tati Veiga


Tati durante sua viagem de estudos a Milão (2022)


Consultora de negócios digitais com foco em mercado de moda, atua há mais de 20 anos no ecommerce em empresas de grande porte como a Netshoes. Tati é especialista em Fashion Business e em suas redes sociais fala sobre como tirar maior proveito da internet para alavancar seu negócio de moda, criando confiança, valor e reconhecimento para sua marca.




69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page