top of page

Tendências da Première Vision

Atualizado: 18 de jun. de 2023




A Première Vision é uma feira que acontece em Paris duas vezes ao ano e antecipa, pelo menos em 24 meses, o que veremos nas vitrines e ruas. Não se trata de "adivinhação" e menos ainda de "impor tendências", mas algo bem objetivo: os principais fabricantes do mundo apresentam seus desenvolvimentos para o setor e, por isso, é o que veremos no mercado internacional.


Para quem nunca visitou a Première Vision, ela pode ser resumida como uma feira de negócios que tem como diferencial a curadoria. Não só em termos de distribuição e distribuição dos espaços, mas também porque os organizadores da feira selecionam os seus expositores e estudam os produtos. Então, a equipe de tendências e estilo da Première Vision, faz uma análise de tudo o que será apresentado na feira e mostra isso ao mercado de uma forma bem didática, relacionado com outros movimentos e comportamentos, de modo que possamos ter uma "ideia de moda" sólida mas com bastante flexibilidade. As últimas duas PVs presenciais, que aconteceram em julho de 2022 e fevereiro de 2023, falaram do Verão 2023 do Hemisfério Norte e do Inverno 2023/2024 respectivamente. Alguns elementos desses desenvolvimentos tecnológicos já passaram pelas passarelas, vitrines e ruas, o que comprova que essa datação da tendência não existe mais. Por isso, hoje, a informação qualificada e antecipada, é chave para o sucesso.


Algumas tendências da Première Vision para o próximo inverno e verão:


Como diz nossa especialista em tendências Sandra Mathey García-Rada, o primeiro cuidado a tomar com as tendências é a verificação se elas se adaptam ao seu mercado e ao seu público. Por isso, de olho naquilo que está muito próximo do que uma grande maioria do público brasileiro aprova, selecionamos quatro insights: 4 para o inverno e 4 para o verão.


1. Super Soft

O super soft são aqueles tecidos que têm toque bem macio e que funcionam super bem com a malharia circular que tanto usamos no Brasil. Com aspecto mais ou menos peludo ou felpudo, esses tecidos se adaptam aos looks street bem contemporâneos que têm elementos de estilo e ao mesmo tempo prezam pelo conforto.





2. Casinha de abelha

A inspiração franzidinha do universo infantil, pulou para a malharia de inverno na forma de tecidos fofinhos e com mini texturas quadriculadas ou octagonais, que dão a sensação de uma casinha de abelha. Novamente são tecidos que funcionam muito bem com toda a tendência comfy que estamos vendo se fortalecer no comportamento das pessoas e, também, vale para a combinação de múltiplas texturas. Diferentemente da tendência soft, a casinha de abelha tem a ideia de um desenho, de uma curiosidade e detalhe que faz o tecido ser especial.





3. Translúcidos

Para o verão tropical, os tecidos translúcidos em malharia funcionam super bem. Eles podem ter desde uma pegada high-tech utilizando materiais inusitados e cores ácidas quanto uma abordagem mais romântica e natural, em tons apagados e neutros. A estética e resultado final desses tecidos também são muitas (e elas apareceram demais nos desfiles de verão de Paris e Milão que anunciam o verão 2023), mas a maioria das vezes é uma transparência não óbvia.





4. Artesanais

Nunca os tecidos com aparência artesanal foram tão diversificados para atender a absolutamente todos os públicos. Então você pode procurar tecidos delicados ou mais rústicos, mais naif ou mais bem acabados. Tanto faz. O que importa é que a percepção seja ligada a técnicas artesanais como o crochê, os bordados, tingimentos e tudo o que possa ser associado ao handmade e tradição nos tecidos.



Mas para que serve essa informação?





O grande diferencial da informação obtida na Première Vision é que ela é acompanhada do estudo das formas, ou seja, recebemos insights sobre as silhuetas que estão se insinuando para a próxima estação. Não se trata então de produtos pra copiar, mas de conceitos para desenvolver. O resultado dessa informação sempre tem muito diferencial.


A Fashion For Future organiza desde 2019 seminários para profissionais da moda, que trazem esse tipo de informação e, de forma didática, mostram sua aplicação na prática.

O próximo, sobre o inverno 2025 está com as inscrições abertas e esperamos por você para conhecer:


  • As diretrizes e sentimentos da estação, que mostram desejos e necessidades dos consumidores

  • As cores oficiais e suas combinações

  • Os principais lançamentos em tecidos

  • As texturas e estampas

  • Todas as informações em termos de sustentabilidade


Para se inscrever agora, entre neste link.



363 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page