top of page

Porque você deve tentar uma bolsa de estudos na Itália

Atualizado: 18 de mai. de 2022






Estudantes ou profissionais de moda podem pensar - e se enganam - que o grande benefício que uma bolsa de estudos traz é a vantagem econômica. Certo, esse é o ponto de partida, pois deixaremos de pagar para receber instrução de qualidade e prestigiada, mas, mais que isso, a bolsa de estudos representa que uma instituição (e não a sua família ou amigos), acredita em você. Já parou pra pensar sobre isso? É por essa razão que as principais bolsas de estudos do mundo, aquelas super concorridas que acompanham os currículos de nossos melhores professores ou líderes nos mais diversos segmentos, são tão prestigiadas. As comissões de seleção dessas disputadíssimas bolsas, são capazes de saber, antes que ninguém tenha visto, quem será um profissional especial, que fará diferença no mundo na sua área de atuação. É apenas por isso que vencer uma bolsa de estudos, e aproveitá-la, é tão importante.


Na esteira desse raciocínio, as instituições de ensino utilizarão o nome de seus bolsistas (e não apenas os bolsistas mas os alunos em geral), no futuro, para divulgar seu próprio trabalho. Na moda recente podemos citar Martin Margiela que estudou na Academia Real da Antuérpia, Franco Moschino que foi aluno do Istituto Marangoni e o grande exemplo, Alexander McQueen que, após um master na Central Saint Martins em Londres ganhou todos os holofotes da moda só pra ele. No fim, como podemos observar porque reconhecemos o prestígio dessas três instituições, a intenção é não deixar para outra escola um nome que poderá se tornar enorme e elevar a outro patamar a própria instituição.


Mas conquistar uma bolsa de estudos requer antes de mais nada muito esforço por parte de cada candidato. Em geral são solicitados documentos, comprovações, o currículo, uma carta de motivação e um portfólio de criação ou de sensibilidade estética. Com essas "provas" em mãos, os selecionadores passam para a etapa de entrevistas para entender a garra e a disposição dos futuros bolsistas para ir além. Espera-se, claro, que bolsistas se destaquem perante os outros estudantes e além das habilidades técnicas uma dose importante de atitude são requeridas.





Pois é exatamente com essa intenção - encontrar os melhores talentos da moda latinoamericana - que a Ferrari Fashion School lançou um programa de bolsas que selecionará para seus programas de master 21 estudantes bolsistas. No total, são 3 bolsas de 100% da anuidade, 9 bolsas de 50% e 9 bolsas de 30%. Quem levar as bolsas, além de economizar muito dinheiro, receberá muita atenção e já pode começar a "se achar". Será que vamos ler seu nome entre os vencedores?


Por que um programa de bolsas só para a América Latina?


Nas duas últimas décadas o mundo tem olhado com mais cuidado para a moda latinoamericana. Não são poucos nem raros os casos de designers que se destacam no cenário internacional e marcas novas que surgem com diferenciais importantes, sobretudo com um olhar bem próximo das culturas originárias e da sustentabilidade. Um outro lado da mesma moeda é que não faltam queixas de apropriação cultural de técnicas e saberes latinoamericanos e, também, da mão-de-obra barata usada na indústria da moda.

Pelo menos sobre alguma coisa dessas você já ouviu falar, porém, sobre encontros, colaborações, oportunidades etc., bem menos, não é mesmo? Ao contrário, além de possuir grande população, é uma região com muita abertura para a educação em moda internacional (não existem universidades latinoamericanas nos rankings do ensino de moda). Para virar o jogo, o programa de bolsas proposto pela Ferrari Fashion School e pela Fashion For Future foi lançado.


A intenção então é ter um pouco de velocidade no retorno desses profissionais. Decidimos nos orientar aos programas de master anuais, que exigem ou formação universitária/técnica completa ou experiência profissional de três anos. Queremos chegar a profissionais que já tenham um olhar sobre a moda de sua região ou país e que enxerguem na Itália uma oportunidade de ampliar seu conhecimento e experiência mas que pensem em trocas e em dar retorno ao seu próprio país.


Master de moda em Milão: o melhor plano que você poderia ter para seu próximo ano







Que Milão é uma capital da moda incrível e dinâmica você já sabe, mas tudo o que ela pode oferecer aos seus estudante talvez não. Com certeza, o grande diferencial não é o conhecimento de seus professores ou o plano de ensino - na Itália ou em qualquer lugar eles podem ser excelentes -, mas a grande vantagem é a existência de um cenário positivo para a moda. O que isso quer dizer? Aqui, moda é coisa séria.


São inúmeros os eventos relacionados à moda que acontecem ao longo de um ano em Milão. Exposições, lançamentos de produtos com ações especiais, visitas de personalidades, feiras, eventos comerciais e muito mais. É uma economia que conta com a moda para movimentar a cidade e, por isso, atividades variadas onde a aprendizagem e a experiência são grandiosas, não faltam.


Não podemos perder de vista que a possibilidade de conseguir uma colocação também é grande, pois, afinal, as principais marcas de moda do mundo - e não só as de luxo -, têm escritórios na cidade ou ao redor dela. Isso porque a Itália é fornecedora de muitos materiais e mão-de-obra e por isso é tão importante estar perto deles. Finalizando, caso você não saiba, a Itália é o país mais importante do mundo no quesito ensino de moda. Estima-se que bem mais da metade dos estudantes de moda na Itália sejam estrangeiros e vêm até aqui para adquirir conhecimento. Já imaginou sua rede de contatos internacional como vai ficar? Comece a se preparar agora!


Como concorrer


A Ferrari Fashion School está oferecendo 21 bolsas de estudos em nível de master, que não é equivalente ao mestrado, mas sim a uma especialização. Você deve ter 21 anos, deve ter a cidadania latinoamericana e morar em um país latinoamericano, deve ter concluído um curso técnico ou superior ou, ao invés disso, comprovar 3 anos de experiência profissional. Os cursos oferecidos são de um ano (de outubro de 2022 a junho de 2023) e serão oferecidos presencialmente em Milão. As áreas de especialidade são fotografia, stylist/comunicação e design. Escolha um deles, prepare seu currículo, sua carta de motivação e seu portfólio. Só enviar tudo até o dia 3 de junho.


Estamos te esperando - as inscrições vão até o dia 3 de junho de 2022 - e, para ler o edital completo, clique aqui.


Saiba mais sobre a Ferrari Fashion School clicando aqui.






185 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page