top of page

A pesquisa e a criação na Première Vision Paris

Atualizado: 15 de jun. de 2023


Foto: Divulgação Première Vision


A Première Vision é a principal feira internacional do setor têxtil e moda do mundo. Ela acontece duas vezes por ano em Paris e reúne pelo menos 35.500 visitantes oriundos de mais de cem países e cerca de 1250 fornecedores internacionais de materiais têxteis diversificados, principalmente tecidos, aviamentos, couros e fios. O seu público visitante é formado majoritariamente por profissionais das indústrias da moda ao redor do mundo, que vão à feira periodicamente para conhecer o lançamento dos fabricantes mais inovadores que foram selecionados pela equipe de curadoria.


A visita à feira é imprescindível para as empresas de moda, porque é lá que elas conseguem ter o contato com os fornecedores de materiais além de receber a informação necessária para o desenvolvimento de suas próximas coleções, tudo com a devida antecedência.


Mas por que essa visita à Première Vision é tão importante para a indústria da moda?

Porque a temporada da feira corresponde ao período de 2 anos de antecedência em relação ao que veremos nas ruas. Na edição de julho/2023, por exemplo, a feira exporá os materiais que estarão nas vitrines somente em setembro/2025.


Isso significa que o trabalho de criação pode, tranquilamente, evoluir em etapas de pesquisa e desenvolvimento, para que o lançamento nas passarelas ocorra em fevereiro/2025. E, pensar em uma coleção dessa forma, é totalmente diferente de olhar vitrines alheias seis meses antes e sair correndo atrás de fornecedores de tecidos para reproduzir os modelos escolhidos. Como visitar – e olhar – uma feira como a Première Vision



Foto: Divulgação Première Vision


A importância da Première Vision para o setor, não se deve apenas aos fornecedores selecionados que estão presentes lá e são obrigatórios porque, em seu segmento, representam referência em termos de inovação. Uma equipe de curadoria, que seleciona esses fornecedores, também organiza os materiais recebidos para a exposição nas áreas temáticas (que atualmente se chamam “fórums”), facilitando uma visão panorâmica que sintetiza as direções tomadas pelos fornecedores. Além das visitas aos fornecedores selecionados, podemos então explorar cada um dos fóruns, decifrar a organização dos materiais propostos pela equipe de estilo da feira, em termos de materialidade, tecimento, acabamento e texturas e estamparia. Além de captar a essência dos principais caracterizadores estéticos dos materiais e tecidos, poderemos também refletir a partir de sua utilização mais adequada conforme o nosso mercado. Essa é uma visão bem inteligente e eficiente do uso dos fóruns, pois mesmo que não possamos adquirir os mesmos materiais, poderemos perseguir similaridades estruturais dentro de nosso segmento.



Foto: Divulgação Première Vision

O terceiro ponto a destacar, é a necessidade de acompanhar as áreas de talks da Première Vision. Não só as explicações sobre as tendências expressas na seleção e organização de materiais nos fóruns, mas também as falas dos fornecedores e convidados que discutem as principais inovações, atualmente, muito focadas em sustentabilidade e digitalização da cadeia. É uma imperdível oportunidade de ter informações muito privilegiadas sobre os avanços e pesquisas para nossa área.


Finalmente, acompanhar como a sustentabilidade vem se consolidando dentro da indústria têxtil é fundamental para tomar as melhores decisões de negócios, alinhadas com práticas validadas e valorizadas internacionalmente. Este é um caminho sem volta e que não deve ser ignorado se desejamos ter uma empresa com reputação dentro do setor.


Existem outras opções?


Sem dúvida, a Première Vision não é a única feira do mundo. Também nem todas as empresas ou profissionais desejam investir, como mínimo, 5 mil euros em uma semana de pesquisa, entre viagens, hotéis e gastos gerais que uma viagem ao exterior supõe. Em todos os continentes organizam-se feiras periodicamente, sendo algumas das mais importantes na América Latina a Colombiatex e a Febratex. Há a possibilidade, também, de adquirir os relatórios da feira ou mesmo de acompanhar parte dessas informações online, pois principalmente depois do período da Pandemia, o acesso à informação da feira ampliou-se significativamente. Porém, diante da impossibilidade de participar presencialmente, nada superar receber as informações decodificadas para o nosso contexto. Algumas empresas internacionais fazem essa leitura e as transmitem ao seu público, e a Fashion For Future é uma delas.



Introdução ao Seminário de Tendências da Fashion For Future em julho/22

Focada no mercado latino-americano e brasileiro em particular, transformamos as informações apuradas na feira em um Seminário de Tendências com informações abertas, mas também com direcionamentos e exemplos que são aplicáveis na forma de desenvolvimento de coleções de moda ou de criação de conteúdo para diferentes segmentos neste setor. A diferença entre os Seminários e a Feira


Sem dúvida nenhuma a visita à feira traz uma importante bagagem para o profissional de moda, pois além de viver em loco toda a atmosfera ao redor das tendências, é possível tocar, sentir, cheirar e manipular os materiais, fazendo com que seja bem mais fácil captar o espírito do tempo.

Por outro lado, diante da impossibilidade de visitar a feira – ou mesmo para quem a visita mas na correria não consegue ver tudo –, uma leitura dos detalhes e a organização das informações de forma didática e voltada para a informação sobre moda, auxilia muito no desenvolvimento de novas coleções.


Isso ocorre porque, divididos em 8 blocos de conteúdo, a Fashion For Future consegue “transportar” o participante do seminário para os fóruns e talks da feira, com um adicional: um acompanhamento técnico de desenvolvimento de produtos. Participando do seminário, o que você verá então? 1. Calendário de Informações de Moda Antes de começar o seminário, te explicamos como lidar com as diferentes fases da pesquisa de moda.



Acompanhamento da evolução das tendências


2. Sentimentos e direcionamentos

Na primeira etapa, apresentamos quais são os principais motivadores dos consumidores, e como isso nos leva a materiais e cores específicos.



Onde as pessoas estão colocando seu olhar e desejos


3. Materiais, aparências e sensações A seguir, mostramos quais são as linhas-guia dos materiais que estarão em evidência, para que seja possível adaptá-los ao mercado.



O que buscamos nos materiais para compensar nossos desejos


4. Descrição técnica e estética dos materiais Fazemos então uma descrição técnica separada por categorias e propriedades de tecidos que se destacarão.





5. Previsão de volumes e silhuetas

Com base nos direcionamentos e nos materiais propostos, ajudamos a construir uma versão inicial de silhuetas e volumes que se adaptam a essas propostas.



Como podemos imaginar o uso dos materiais de acordo com suas propriedades


6. Cores e combinações

A partir das informações oficiais da Première Vision, apresentamos a cartela proposta e as combinações mais presentes.



Cartelas e harmonias, seguindo o direcionamento dado na Première Vision


7. Estampas e padronagens

Enfatizando aspectos visuais e táteis dos materiais, trazemos os destaques da estamparia e da padronagem têxtil para diferentes segmentos.



Foto: Divulgação Première Vision - Descrição visual e tátil dos materiais consultados na feira


8. Inovação na sustentabilidade

E finalizamos o seminário com as inovações e direcionamentos trazidos pela sustentabilidade no setor têxtil e de moda.



Foto: Divulgação Première Vision - Finalizamos com as informações e exemplos sobre os avanços na sustentabilidade

Participe do próximo Seminário de Tendências Première Vision



O Seminário de Tendências Première Vision para o inverno acontecerá em breve. A segunda fase de inscrições está aberta e as vagas são limitadas. Participando deste seminário você terá:


  • 2 horas de conteúdo ao vivo

  • Receberá um caderno de tendências digital com mais de cem páginas de conteúdo

  • Certificado de participação internacional, emitido em Milão


Para se inscrever agora, clique aqui.

180 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page