top of page

5 dicas para você conseguir uma bolsa de estudos na Itália


Quadrilatero della Moda, Milão

Não existe lugar melhor para estudar moda se não em um dos países mais fashion do mundo! A moda italiana, conhecida pelo seu Made In Italy com preciosidades artesanais que não se encontram em nenhum outro lugar, é única, cheia de aprendizados e com enorme prestígio internacional. Milão, a capital da moda, é casa de diversas instituições renomadas no ensino de moda, como o Istituto Marangoni, Politecnico di Milano, Ferrari Fashion School, entre muitas outras. Lá você também encontra as melhores grifes do mundo, todas italianíssimas! Como Prada, Versace, Fiorucci, Moschino…


Apesar de parecer um sonho distante, conseguir uma bolsa de estudos para estudar na Itália não é impossível. Além de toda parte burocrática de documentos que são necessários para alunos internacionais, existem algumas dicas essenciais para dar um pontapé nesse sonho.


1. Pesquise MUITO!

Antes de mais nada, é preciso ter determinação para alcançar a tão almejada bolsa de estudos, para isso, tenha em mente exatamente o que quer. Decida o curso que deseja fazer, a duração e o grau, se é graduação, pós graduação ou um curso de curta duração, depois pesquise sobre as instituições que oferecem esse curso. Também especifique qual parte da moda você quer estudar, pois existem cursos bem específicos. Só depois comece a ver as oportunidades de bolsa de estudos. Muitas vezes as próprias instituições não oferecem bolsas ou descontos, mas não desanime, porque existem diversos programas do próprio governo italiano ou até do Brasil que oferecem bolsas integrais e parciais.


2. Entre no portal do próprio ministério da educação italiano para se informar


3. Tenha um portfólio que se destaque

A moda é uma carreira extremamente competitiva. Para conseguir uma vaga nas melhores universidades (e nas melhores empresas) é preciso ter um portfólio excelente. A maioria das universidades internacionais solicitam portfólios para ter uma noção do olhar crítico, criatividade e do processo criativo do aluno que quer ingressar ali. Na maioria das faculdades de moda do Brasil o portfólio não é um requisito do processo seletivo, por isso muitas vezes não sabemos nem por onde começar, mas para estudar no Reino Unido ou na Europa ele é indispensável e importantíssimo.


A Fashion For Future, junto com a Elisa Parpinelli, designer de moda que já atuou na linha de frente de empresas como Versace e Prada e hoje possui sua própria marca de jóias, promove o curso Portfolio Review, que conta com aulas gravadas e ao vivo que vão auxiliar o estudante ou profissional a construir um portfólio que mostre toda sua capacidade e criatividade, com dicas valiosas do que não pode ficar de fora e o que deve ser valorizado. Além disso, o curso também conta com uma consultoria individual com Elisa, que já avaliou centenas de portfólios em seus anos no mercado. Para mais informações, confira detalhes e como se inscrever no curso aqui.


4. Já tenha um certificado de proficiência na língua

Na Itália existem cursos em inglês e em italiano, que variam de acordo com a instituição e com a vontade do aluno. Independentemente, sendo um aluno internacional, será necessário provar a sua proficiência na língua escolhida. Assim que definido, veja qual certificado a faculdade que você pretende aplicar necessita, e já pesquise quando acontecem os exames na sua cidade. O nível do inglês e do italiano deve ser no mínimo B2, mas existem diversos exames de proficiência como Cambridge e IELTS e isso pode variar.


5. Invista em uma consultoria especializada

Cada universidade italiana dispõe de regras diferentes para bolsas de estudos, e aplicar para um curso internacional é um processo extremamente burocrático. Por isso, não existe ninguém melhor do que pessoas especializadas no assunto para te orientar diante de tantas oportunidades diferentes (que muitas vezes passam despercebidas!). Se seu sonho é estudar moda na Itália e não sabe por onde começar, qual instituição tem mais o seu perfil, quais documentos necessários e quais bolsas de estudo pode concorrer, saiba mais informações no site da fashion for future!




1.190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page