top of page

A cor do ano

Atualizado: 31 de out. de 2022

Por Sandra Mathey García-Rada

Fashion Thoughts!




Neste momento quero me perguntar sobre um assunto muito popular quando falamos de moda e especialmente sobre tendências de moda: a famosa cor da estação. Esse é um dos pontos que na minha experiência gera mais curiosidade. E, ainda que eu não goste nada de receber perguntas sobre "qual será a cor da moda", aprecio muito quando tenho que explicar porque não existe uma cor - ou cores - da estação que possa ser usada em todos os mercados.


Como assim? Vamos começar lembrando que as temporadas não são as mesmas em todos os lugares do mundo e o calendário da moda acompanha o contexto francês. Então, por exemplo, se a cor. da moda no inverno parisiense é o azul, a cor será a mesma no verão de Lima, no Peru? Até poderia ser, mas não necessariamente. E por que? Porque estamos falando de duas cidades muito diferentes do ponto de vista do estilo de vida, do clima, do comportamento social, nos gostos gerais e, por isso, é difícil que uma mesma cor seja popular nesses dois lugares ao mesmo tempo.



Inverno em Paris. Photo by Jean-Baptiste D. on Unsplash


Esse é um exemplo bem simples, mas tomara que deixe claro porque não há muito sentido falar na "cor da temporada."

Mas apesar de não haver sentido, isso não quer dizer que não possa ser adotado ou estimulado pela indústria da moda global. No fim, esta é uma indústria como qualquer outra e sua finalidade é vender; e a ideia de existir uma "cor da moda" vende muito mais que uma cor qualquer. E isso é um conceito chave para as empresas que produzem guias de cores universais, como a Pantone.


A Pantone é a empresa de linguagem universal da cor mais usada na indústria da moda e da beleza e seus catálogos têm a finalidade de padronizar o uso das cores ao redor do mundo. Isto significa que ao invés de descrever uma cor, a Pantone cria um código que a representa e atesta que essa cor "codificada" é a mesma em todos os lugares.



Pantone do ano 2000: Cerulean Blue. Código 15-4020. Visme.


Além desses catálogos maravilhosos, Pantone soube capitalizar a ideia da cor da moda, o que eles chamam de Pantone do ano. Isso começou na forma de um projeto do Pantone Color Institute, a divisão da Pantone dedicada à previsão de tendências globais da cor, que apresentou o primeiro "Pantone do ano" no final de 1999 com o Pantone 2000: azul cerúleo.


Com certeza você deve estar se perguntando: como essas cores são escolhidas? A cor do ano é eleita com base nas observações da cultura globalmente e em um processo que dura aproximadamente nove meses. Mas a pergunta mais importante que se fazem é

qual é a cor que reflete o mood do momento?

No início o Pantone do ano não influenciava tanto no desenvolvimento de novos produtos, mas há alguns anos ele já vem se convertendo em um recurso muito importante para as empresas. Você pode notar isso com o Pantone 2022: Very Peri.



Pantone do ano 2022: Very Peri. Código 17-3938. Pantone.


Very Peri é um tom de lilás que foi escolhido como símbolo da transformação que estamos vivendo - fim da pandemia, introdução do metaverso e lenta mas constante evolução para uma moda que se distancia das ideias tradicionais de gênero. Very Peri, ao resultar da mistura de tons de azul e vermelho violeta, é um tom intermediário que representa bem essas mudanças. Se você tem prestado atenção, já notou que desde o fim de 2021, quando foi anunciado o Very Peri como a cor de 2022, ele está sendo incluído em muitas coleções, e não só as de moda.

E o surpreendente é que essa cor, pelo menos na moda, não é tão nova.

Plataformas de tendências como WGSN mostram que somos muitas as analistas de tendências que já tínhamos essa cor em nosso radar. Como você pode ver na imagem, desde 2015 esta cor já estava aparecendo nos relatórios.



Relatórios sobre o lilás em WGSN. Da esquerda à direita: New Lilac (setembro 2017), Cool Lilac — China Colour Alert (setembro 2015) e Electric Lilac — Footwear & Accessories Colour Alert (janeiro 2018).


Além disso, o lilás inundou as passarelas das semanas de moda primavera-verão 2018. E mais, nessa temporada a cor chegou a ser nomeada a cor da estação mas não foi além dos fashion weeks. A razão? Podem ser muitas, já que isso depende de cada mercado, mas, em geral, os tons pastel são difíceis de vender. Por exemplo, no Peru o lilás é uma cor historicamente complicado pois está ligado a uma superstição (que pode ser engraçada se você não a conhece): se você usa lilás, vai ficar solteira. Mas algo tão simples como isso, afeta as vendas.



Fotos New York Fashion Week Primavera/Verão 2018. Da esquerda à direta: Michael Kors, The Row, Victoria Beckham y Tibi. Photo by Yannis Vlamos via Indigital.tv on Vogue Runway.


Então, o lilás é um tom ao qual os consumidores precisam se acostumar, e este processo pode ser mais longo ou mais curto, dependendo de cada um. A única certeza é que isso não ocorre da noite para o dia, e a Pantone poderia ter acertado com esse "atraso".


Então o lilás é a cor de 2022? Tudo parece indicar que sim, pois muitas marcas usam a popularidade do Pantone do ano para promover suas coleções, inclusive as passadas que não tiveram boas vendas ou as novas que se adaptam a esse gosto coletivo novo por essa tonalidade.

Agora eu te deixo uma sugestão de exercício: quando você sair para ver vitrines ou quando olhar qualquer ecommerce, preste atenção às cartelas de cores e tente notar se a "cor do ano" (o lilás, se for em 2022) está presente. E então, pergunte-se:

  • Quais tons dessa cor estão sendo usados?

  • É um produto novo ou é parte de uma coleção passada?

  • É o preço normal ou está em oferta?



Área de ofertas das Galerias Lafayette. Paris, dezembro 2021. SMGR.


No meu caso, já notei que muitas marcas têm na sua área de desconto uma coleção cápsula de roupas lilás, o que seria um interessante exercício de análise da popularidade das cores ao redor do mundo. Esse e outros conteúdos são tratados no nosso curso e seminário de tendências, que está com suas vagas quase esgotadas.



No fim 2017, estava muito feliz por ter comprado um casaco com desconto na cor de 2022: Very Peri. Visionária? 😉






 

A Fashion For Future traduziu o texto originalmente publicado em espanhol por Sandra Mathey García-Rada em Fashion Thoughts! Agradecemos à autora a cessão dos direitos da republicação.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page