Você acredita que o plástico é um vilão na indústria da moda?



Nos últimos anos, diferentes vozes ativas da sociedade têm apontado o plástico como um material que deve ser evitado a todo custo dentro da indústria da moda. Considera-se, na maioria das vezes, que o destino do plástico é ser acumulado em aterros devido à dificuldade de sua decomposição total. Isso seria altamente poluente e maléfico já a curto prazo, mas extremamente preocupante se pensamos a sustentabilidade do planeta.


Não se deve esquecer que nesse contexto, existe uma cadeia de negócios baseada nos plásticos e que legislações e percepções negativas sobre essa matéria-prima têm efeitos que também trazem prejuízos. Assim, nota-se que cada vez mais, além da recondução das atividades e processos nas indústrias que usam muito plástico, vemos que essas empresas também têm se preocupado em informar a sociedade sobre o plástico. Esse assunto foi tema do evento realizado em Milão na Casa Melissa, que ocorreu em outubro de 2019.



A primeira informação trazida no encontro, é sobre a impossibilidade de eliminar o plástico de nossas vidas. É um material barato e, por isso, escolha necessária em muitos projetos. Além disso, o plástico é um dos melhores materiais para se reciclar: isso pode acontecer até 5 vezes. Além disso, são resistentes e duráveis, o que é um dos pilares da economia circular.



Esse movimento de esclarecimento sobre o plástico no evento organizado pela Melissa, teve a participação e apoio da artista e designer milanesa Rossana Orlandi, que há 3 anos tem um projeto sobre esse tema e mais recentemente criou um concurso sobre o tema. Chamado Guitless Plastic (Plastico sem Culpa), nesse projeto diferentes artistas colaboram com Orlandi criando objetos produzidos a partir de plástico descartado. No concurso, por sua vez, Orlandi desafia jovens designers a encontrar soluções inovadoras para o uso do plástico reciclado. O prêmio do concurso é suportado pelo Ro Plastic Prize e novas inscrições serão abertas em janeiro de 2020.

A Melissa, que abrigou o evento, confirmou que vai lançar no Brasil uma versão da Melissa Flox produzida a partir de plástico 100% reciclado. Essa seria uma ação alinhada com a sustentabilidade ambiental, que é a de promover uma reciclagem eficiente que evite o acúmulo de plástico na terra e, principalmente, impeça que o plástico chegue aos oceanos.



INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.