Première Vision Paris SS21: a mais importante feira do setor têxtil e moda do mundo

Atualizado: Jul 27



Apesar de todas as incertezas que marcam o cenário da pós-pandemia Covid19, a Première Vision Paris confirmou sua edição de setembro presencial, exigindo e oferecendo desta vez um protocolo de segurança rígido aos seus expositores e visitantes. Como já ocorre há quase cinquenta anos, os principais provedores de tecidos e insumos para a indústria da moda internacional, se reunirão para apresentar ao mercado os últimos lançamentos e desenvolvimentos que nos dirigirão para o Inverno 2022.


A Première Vision tem sua origem na década de 1970, quando um grupo de 15 fabricantes de tecidos de Lyon, na França, se reuniu para juntar forças e oferecer seus produtos simultaneamente aos compradores. Hoje, a Première Vision Paris conta com um grande número de empresas presentes: 1755 na edição de fevereiro de 2020.


Além da apresentação dos produtos comercializados, a Première Vision atua também como a mais importante provedora de informações organizadas para o setor têxtil e moda. O trabalho da feira se expandiu, incluindo também catálogos e materiais de consulta, uma série de conferências e seminários informativos e áreas dedicadas às temáticas atuais.


Um dos destaques da edição de fevereiro de 2020 foi a área de Smart Creation, onde se reuniram 58 empresas dedicadas aderentes à ideia de moda eco-responsável ou com foco tecnológico. As ações dessas empresas são diversas, desde a utilização de materiais orgânicos ou reciclados até o uso de materiais alternativos e rastreabilidade. Com foco na tecnologia, outros fabricantes apresentaram materiais com propriedades inovativas e tecnologias vestíveis.


Como se nota, produtos eco-friendly estão no foco da atenção de todos os desenvolvimentos. O mercado europeu, por exemplo, que é bem mais maduro no sentido da consciência de consumo, já aponta de metade dos consumidores de moda adquiriram em 2019 pelo menos um produto responsável (de acordo com os dados da comissão de pesquisa da Première Vision). Não se trata apenas de uma tendência, mas de toda uma abordagem de produção-consumo que tem impacto em toda a cadeia, segundo os analistas. Sendo assim, a Smart Area, para os organizadores da feira, se tornou um lugar para indicar o caminho mais responsável para todos os profissionais e empresas do setor. Se quiser saber mais, baixe aqui o e-book com os selos de eco-responsabilidade lançados pela Première Vision.


A preocupação com a questão ambiental é tão clara para a Première Vision que mesmo o setor dedicado aos couros traz mais de duas centenas de fornecedores que estão desenvolvendo novos tipos de materiais com o aspecto do couro e couros vegetais em geral, além de inovar no seu tingimento. Como se sabe, toda essa etapa de dar ao couro condições de ser utilizado pela indústria da moda, é também altamente prejudicial ao ambiente. Assim, inovar nos tratamentos tem sido uma meta dos fornecedores certificados, preocupados em diminuir o impacto negativo de sua produção no ambiente.


Certamente, além desses destaques, o aspecto estético dos produtos da feira merece ser comentado. A Première Vision faz uma rígida seleção de seus provedores e, por isso, a originalidade e a inovação visual são garantidas pelos fabricantes que oferecem novidades e contínua pesquisa visual. Não menos importante, os aspectos formais dos tecidos, como o tato, o peso, as tramas etc., também tomam parte do quesito inovação e são diferenciais e atrações para os compradores do mundo. As ideias que nascem na PV, durante o ano seguinte, são distribuídas aos quatro cantos do globo, que as reproduzem como um sinal dos tempos que vivemos.





Para celebrar o 45º aniversário da Première Vision neste ano, o lançamento do livro Fashion Textile Revolutions publicado por La Martiniere Editions, é um ponto alto desta edição. Um volume histórico que trata de mostrar toda a trajetória de uma feira, que começou com a união de 15 produtores de Lion que acabaram transformando toda a indústria da moda e influenciando milhares de criadores e produtores em todo o mundo.


Se você quer saber tudo o que aconteceu na Première Vision Paris em fevereiro/2020 e que antecipa as principais tendências e diretrizes para o verão 2021-2022, participe de nosso seminário exclusivo que vai acontecer no dia 29 de julho. Inscreva-se clicando aqui.




INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.