Por que as tendências são importantes?

Atualizado: 21 de Out de 2019



Afirmar-se autoral na moda, não significa que você deva esquecer as tendências. Ao mesmo tempo, por seguir tendências não se deve entender que você vai copiar tudo o que vê, que criará produtos iguais aos dos concorrentes ou, ainda, vai apostar em coleções muito efêmeras, que já não estarão "na moda" na estação seguinte. Observar as tendências é importante para orientar-se dentro de todas as possibilidades existentes de criação.


As tendências na verdade são anúncios daquilo que as pessoas irão desejar em breve para sua vida individual, e isso inclui tanto bens materiais quanto estilo de vida. Então, produzir de acordo com essa demanda em evolução, é uma garantia a mais da possibilidade de comercialização de meus produtos, uma vez que eles estejam alinhados com tais desejos. Assim, ler desfiles e lançamentos de moda, assim como o street style, por exemplo, nos informa sobre a existência de novos materiais, novos conceitos de silhueta, o padrão estético (ou de beleza desejado) e assim sucessivamente.


Falando de roupas e moda, em cada lugar que olhemos, teremos informações diferentes pois a moda é um produto muito geolocalizado, isto é, varia conforme o lugar onde emerge. Então, a grande diferença está entre as ruas e as passarelas, depois entre as cidades e, ainda, nas revistas e informações já decodificadas ou confirmadas, como se diz na linguagem mais técnica.


Mas se eu tenho que criar uma coleção comercial, como selecionar e interpretar as diferentes fontes de informação existentes?


Ruas x passarelas: enquanto o street-style é mais natural porque cada um pode fazer composições mais pessoais, as passarelas devem manter o espírito da marca ou do criador e, assim, principalmente a composição, é mais repetitiva e enfatizada. Enquanto nas ruas, por exemplo, veremos surgir padrões compositivos, nas passarelas veremos como novas ideias ou temas são aplicadas em uma silhueta ou forma já consagrada em nome de um criador. Em resumo, identificaremos sempre o tailleur da Chanel em seus desfiles, mesmo que ele venha se transformando.


Paris x Milão x Nova Iorque x Londres: além de haver diferença entre as marcas que desfilam em cada lugar e entre as pessoas que estão nas ruas, cada cidade tem sua atmosfera cultural, o que tem um grande impacto na moda. Enquanto Londres e Nova Iorque se destacam pela descontração e ousadia, Milão e Paris sempre renovam a tradição, cada cidade à sua maneira.


Revistas, sites, blogs etc.: o tipo de informação de moda produzido por esses meios, não é mais adequado para ser utilizado como informação de moda primária porque já olha a tendência quando deixou de ser tendência e está na moda. Então, nesses casos, a moda vira assunto e o foco não são as suas características formais ou mesmo sociais, mas quem está usando o quê, os novos lançamentos etc.


Quer conhecer todas as publicações que temos sobre as tendências do próximo verão, clique aqui.



INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.