top of page

A pesquisa de tendências de qualidade





A carência de profissionais preparados para a realização de pesquisa de tendências de qualidade na moda é evidente nos processos divulgados e acentuados pela mídia de moda e também pela própria formação em moda acadêmica ou corporativa. Se você desejar, haverá um amplo calendário mensal disponível para visitar feiras de produtos (como a White Milano e a Tranoi Paris), adquirir revistas de tendências ou, a versão menos qualificada, viajar para fotografar vitrines e produtos.


Claro que cada empresa pode usar essas visitas não exatamente para realizar a pesquisa de tendências ou fazer a cópia direta de produtos, mas o que se deve considerar é que o que está nas lojas sobretudo, já não é mais uma tendência: é a moda. São ideias que já chegaram a um ponto de amadurecimento tal que se transformaram em produtos que estão distribuídos no mercado e, segundo o target da marca, aparecerão antes ou depois em sua vitrine. Para debater este assunto com mais propriedade, pedimos algumas dicas infalíveis para a especialista em tendências Sandra Mathey García-Rada. Formada em Moda no seu país de origem, no Peru, é também pós-graduada pelo FIT em Nova Iorque e tem um master pela Parsons School em Paris, onde atualmente reside. Nosso foco foi entender o que é uma pesquisa de tendências de qualidade. Siga o raciocínio da Sandra para te orientar na sua pesquisa de tendências:


  • Como surgem as tendências

Nada menos promissor do que adotar tendências sem saber como elas surgem na opinião de Sandra. Nenhuma tendência surge do nada e, por isso, observar a sociedade e as mudanças culturais, vai te ajudar a entender necessidades e desejos das pessoas em geral e de seu consumidor e particular. Então, antes de dizer sim... isto é tendência, volte atrás e analise o contexto de seu surgimento.


  • Entenda as tendências e como elas se aplicam à moda

As necessidades e desejos das pessoas mudam e isso se reflete em diferentes indústrias: de automóveis aos cuidados com a beleza. Então, relacionar a tendência às necessidades que seu negócio ou indústria poderiam oferecer é fundamental para adotá-las. Algumas tendências podem simplesmente não ser cobertas por seus produtos, então correr atrás de copiar a cor, a aparência ou qualquer outra coisa, não trará bons resultados.


  • Conheça seu mercado

Nem todas as tendências servem para todos os negócios ao mesmo tempo. Conheça seu mercado e saiba quando seu consumidor está pronto para adquirir determinada tendência. Não force a barra, tentando empurrar aquilo que ele não deseja só porque a marca que você tanto gosta desfilou, ou porque é uma cor que você aposta. Às vezes é questão de esperar um tempo e ter paciência e, às vezes, você nunca colocará entre seus produtos aquele item que bombou em outros lugares, em Paris, em Milão ou nos pés da celebridade da vez.


  • Volte três casas

Se você perseguir revistas de moda, sites de concorrentes, vitrines e se os desfiles são sua grande fonte de inovação moda, sua possibilidade de fazer um péssimo uso das tendências em sua marca. As tendências surgem bem antes e elas "germinam" nas feiras de materiais, que é o primeiro estágio de sua transformação em produtos. Como você precisa trabalhar simultaneamente o produto de hoje e projetar sua produção nos dois próximos anos, seu olhar precisa estar nos grandes fornecedores de tecidos, aviamentos, cores etc., como as feiras internacionais como a Première Vision. Sem isso, seu negócio sempre será de inovação tardia.


  • A tendência é parte da estratégia do negócio

Se você acha que tendência é apenas sobre a cor do ano ou sobre o modelo que está viralizando, vai deixar de maximizar os resultados da pesquisa. Saber como e quando usar as tendências não só vai te ajudar a vender mais como vai colocar sua marca na posição que você deseja: você é líder ou seguidor? A hora certa e o momento certo pra cada tendência é fundamental para posicionar sua marca.



Em poucos dias vai acontecer nosso primeiro seminário de tendências direto de Paris. Reserve seu lugar!





Já estamos com as malas prontas para embarcar para Paris na semana que vem. Como sempre, visitaremos a Première Vision para acompanhar de perto todos os lançamentos que as principais empresas de tecidos e aviamentos do mundo colocarão no mercado para o verão de 2024 e 2025. É o momento oportuno para ter acesso a uma informação de muita qualidade, pensada para quem quer estar à frente e lucrar muito mais com as informações de moda.


Para reservar seu lugar e saber mais, clique aqui. Estamos te esperando.


Quem participa dos nossos seminários, recebe um exclusivo caderno de tendências para seguir acompanhando e estudando a evolução do mercado.






















363 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page