O estilo na moda


Moschino: sendo italiano por meio do estilo espanhol


A palavra estilo é usada na moda e na arte para definir a existência de uma série de características estéticas homogêneas em um determinado conjunto de obras ou criações. Essas características, em termos estilísticos, corresponderiam a alguma ideia ou conceito que faz a passagem do mundo das ideias (o que eu estou pensando como artista ou criador) e como faço para dar forma a essas ideias.


O vocabulário estilístico nas artes é muito amplo e sedimentado, amparado em estudos e teorias amplamente reconhecidas. Na moda, por outro lado, é sempre sujeito a dúvidas. Além da menção a estilos de acordo com uma proposta visual definida - como por exemplo, minimalismo, romântico ou barroco -, a moda, ainda, se dedica a criar estilos de localidade, como estilo italiano, estilo francês ou estilo brasileiro. Nesses casos, muitas vezes a qualificação pode ser definida por uma outra palavra, como o Italian Style ou a Brasilidade, mas quer dizer, na prática, que existe uma relação entre o lugar de origem e as características estéticas predominantes.


No caso da brasilidade na moda, muitas vezes ela é associada à presença de elementos pré-coloniais e com grande foco na flora e na fauna brasileiras, por exemplo. Em geral, a mídia insiste que a moda brasileira é alegre, descontraída, colorida e casual. Usa alguns elementos típicos para fazer isso, como materiais com cara de natural, estampas, ornamentos associados a um primitivismo estético etc.


Por outro lado, em alguns outros lugares, a ideia de lugar de origem pode não ter nenhuma relação com sua natureza, como é o caso do Italian Style ou estilo italiano, muito propagado pelo Made in Italy. Neste caso, fruto de um investimento do governo e do setor têxtil e moda em geral, se consagrou uma ideia de estilo que é vinculada à alta qualidade material e formal e, também, à ousadia estética. Esses elementos, portanto, não são restritivos, pois eles dão a possibilidade de assumir qualquer tipo de estética, desde que sempre seja muito criativa e muito bem feita.


Se você quer saber mais sobre o Italian Style e as principais marcas que levam o Made in Italy para o mundo, inscreva-se no curso Os segredos do Italian Style.

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.