Das fibras às roupas: o que você precisa entender?

Os profissionais de moda que iniciaram sua carreira com uma formação técnica ou universitária na área, raramente estudaram com alguma profundidade os tecidos. Na maioria das vezes os estudos estão centrados em aspectos de ornamentação, como a estamparia, a manipulação e o bordado, por exemplo, em detrimento da compreensão do impacto da estrutura física e química das matérias-primas e substratos no desenvolvimento de produtos: da produção à forma.





A demanda por uma moda mais sustentável e consciente tem revelado essa defasagem com muita clareza. As questões mais elementares sobre os materiais - qual tecido é mais sustentável, por exemplo -, demonstra que o profissional de moda tem em seu repertório poucos conceitos internalizados que permitam que ele reflita sobre a relação entre o material e sua performance, passando pelas operações produtivas, fundamentais para que se obtenha um produto final adequado.


Mas tudo o que se refere à tecnologia têxtil parece um universo complexo e de "engenharia", alheio à criatividade. O profissional de moda, apenas deveria analisar os aspectos visuais e táteis do produto final?


É necessário rever esse conceito e entender a relação intrínseca da tecnologia têxtil com o produto final. Investir nesse conhecimento e formação, para que se possam criar e desenvolver produtos mais conscientes e eficientes, além de, obviamente, esteticamente interessantes. Basicamente, o que você precisa saber?


  1. Quais são as propriedades "naturais" das fibras que impactam diretamente na silhueta e forma bi e tridimensional das roupas e como driblar essas características físicas e químicas.

  2. Como pensar a relação entre o tipo de tecimento e a modelagem e a silhueta da roupa, pensando na sua funcionalidade. Como essa roupa deve se adaptar ao corpo, tornando-se vestível e usável.

  3. Como planejar determinadas performances para as roupas no corpo em movimento, em função das propriedades das fibras e dos tecidos.

  4. Quais as nomenclaturas técnicas dos tecidos, estampas e padronagens, para que possam ser adequadamente nomeados e pesquisados num projeto de moda.

  5. Como incorporar efeitos visuais e táteis aos materiais e como eles podem ser aplicados nas coleções.


Se você quiser explorar mais esses assuntos, participe de nosso curso Tecnologia Têxtil para Profissionais da Moda.


INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.