Como entender um desfile de moda?

Atualizado: 8 de Out de 2019




Provavelmente, não só os leigos no assunto, mas também muita gente que está começando a estudar ou a trabalhar com moda, se pergunta para que servem os desfiles. Qual seria a lógica de apresentar roupas nas passarelas antes da hora de usar (um ano e meio antes, basicamente), possibilitando que outras marcas copiem os modelos? Ou, também, por que nas passarelas existem tantos looks estranhos que são impossíveis de usar nas ruas? Finalmente, como eu posso entender o que está acontecendo nas passarelas? Com certeza, você já se fez uma pergunta como essa...


Então vamos lá. A primeira resposta, é difícil e fácil ao mesmo tempo. As marcas e designers exibem suas coleções com antecedência porque eles começam a colocar suas coleções à venda e a testar o que funciona ou não. Eles também desfilam antes porque a mídia especializada começa a divulgar as criações e propagar a imagem da marca e, principalmente, as coleções são divulgadas antes porque toda uma cadeia têxtil e de moda funciona com essas informações para produzir novos tecidos, aviamentos, cores etc., e é necessário antecedência pra isso.


A segunda questão é sobre os looks considerados estranhos. Isso depende. Depende da marca, da coleção, do tipo de desfile e do momento dele em relação à cadeia de moda etc. etc. Mas é fato que na maioria das vezes existem roupas ou looks que não usamos pra ir ao supermercado. Nas passarelas, principalmente as marcas ou designers mais importantes, sugerem novas ideias que depois, mais tarde, são suavizadas e se transformam na nossa camiseta, calça, jaqueta etc. Assim, esses looks às vezes são de divulgação e às vezes são usados em eventos especiais, mas, de fato, não são roupas produzidas em série. O importante é o conceito em cada um desses casos.


Finalmente, a questão é como usar toda essa informação de moda recebida das passarelas? Podemos dizer que ela se transforma, muitas vezes, nas roupas que usamos no dia-a-dia depois de 18 meses porque o setor de moda absorveu cada detalhe e o adaptou a contextos mais próximos do consumidor comum. O setor soube captar qual o tecido, a cor, a modelagem e outros detalhes que se somarão às tendências de uma outra estação.


Pra fazer isso, certamente existe uma técnica que você pode entender e aprender. Lançamos um e-book gratuito com todas as dicas que você precisa para ler e entender os desfiles de moda, passo-a-passo.

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.