Moda e museus: o museu Armani em Milão

Atualizado: Abr 21

Série semanal sobre a moda e os museus.

Espaço expositivo do museu, onde as roupas estão organizadas pelos materiais e cores


Há muito tempo o grande público deixou de pensar que o museu é um lugar com um grande acervo de coisas antigas e que servem para estudar o passado. Cada vez mais dinâmicos, bonitos, acessíveis e interativos, os museus têm se aproximado muito de públicos diversificados, tanto especialistas que visitam o museu para um maior conhecimento sobre um assunto, quanto um público mais geral, que apenas quer conhecer aquele conteúdo e ampliar seu repertório cultural.


É o caso do Armani Silos, em Milão. É um espaço de exposição que abriga roupas e acessórios das marcas de propriedade de Giorgio Armani, e que as relaciona com seus contextos criativos. Quem não amaria visitar esse lugar?


Começando pelo início, o edifício é simplesmente espetacular. Construído a partir de um edifício pre-existente da década de 1950, onde havia uma indústria e um silo, isto é, uma espécie de fossa onde se guardavam grãos (milho, feijão etc.). Todo cinza e com uma arquitetura rígida e angular, o espaço corresponde plenamente ao estilo de roupas proposto por Armani e conservado em toda a sua trajetória.


A exposição é física e digital, com alguns computadores onde é possível identificar criações, ver publicidades da marca etc. Na parte física, os looks estão distribuídos conforme as referências que Armani utilizou para a sua criação e também com uma grande ênfase na unidade cromática e de materiais. Em resumo, peças esteticamente semelhantes - cores ou tecidos - são colocadas no mesmo ambiente independentemente da data de sua criação. O abandono da tradicional cronologia para contar uma história, é fundamental para notar como Armani tem um estilo que suavemente se transforma no tempo, mas que não persegue freneticamente as mudanças.


Se você quer saber mais sobre a moda italiana, inscreva-se no curso Segredos do Italian Style.





INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.