top of page

A cor do ano

Atualizado: 5 de dez. de 2019



Uma cartela de cores Pantone.


Muita gente fala sobre "cor pantone", sem saber exatamente o que é isso. Não bastasse essa dúvida, nos últimos 20 anos a Pantone vem lançando a "cor do ano", um elemento a mais pra pensar a questão da cor como tendência a ser seguida ou, somente, um ponto de reflexão.


Vamos começar do início. Pantone não é uma cor, mas uma empresa norteamericana que criou um sistema muito inteligente de referência. Impressa em diferentes tipos de papel e tecidos, cada cor recebe um número que é usado para identificar qual matiz exatamente se deseja. Em qualquer lugar, esse número pode ser usado ao invés de alguém dizer: "quero um vermelho um pouco amarelado", que, na verdade, não significa muita coisa.


A importância da Pantone, ao longo das últimas décadas, cresceu tanto e tanto que eles criaram um instituto de pesquisa que estuda a cor do ponto de vista físico, social, cultural e psicológico, além, é claro, químico. Assim, esse controle sobre a cor vai ficando cada vez mais apurado e profundo, permitindo que ela seja usada adequadamente em diferentes setores e indústrias. A moda, nesse sentido, se beneficiou muito com a introdução do pantone têxtil, das técnicas de composição cromática e outras informações produzidas pela Pantone.


Um desses conteúdos, foi a criação, no ano 2000, do Pantone Color of the Year. Trata-se de um projeto que tem por trás o conceito de tendência para marcas, marketing e indústrias criativas em geral. A criação da cor do ano colocou o instituto da Pantone na liderança de todos os temas e pesquisas relacionados às cores no mercado global.


A cor do ano 2019.


Mas como a Pantone chega à cor do ano? A cor do ano resulta de uma pesquisa de macrotendências que considera a sociedade em múltiplos aspectos, como a moda, as redes sociais e eventos políticos, por exemplo. A cor escolhida representa um pouco do estado de espírito do momento em que se está vivendo e é apresentada em múltiplas paletas e combinações, alinhando a cor a diferentes perspectivas e segmentos. Centenas de marcas adotam então alguma das paletas da Pantone, aquela que mais se encaixe em sua filosofia e segmento.


Saiba mais sobre as cores na moda baixando o e-book Colour For Fashion publicado pela Fashion For Future.


O lançamento da cor do ano, por sua vez, é praticamente um evento com vida própria. Ele é muito esperado pelos designers, criativos, pessoal de marketing, da mídia etc., pois ela é o mote para uma série de reflexões sobre o estado em que se vive. A cor do ano tem influência cada vez maior no mercado e não é vista como uma decisão aleatória, mas um denominador comum calcado no comportamento social das pessoas nos quatro cantos do planeta.



155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page