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A JAQUETA PERFECTO
Criada em 1928 pelos irmãos Schott em Nova Iorque, a jaqueta Perfecto representa uma indiscutível inovação em termos de design: fechamento em zíper na diagonal e aparência robusta e funcional. Apesar dessa novidade, não foi isso que a deixou famosa. Utilizada no figurino dos filmes de Marlon Brando e James Dean na década de 1950, foi a fotografia que deu origem ao imaginário de rebeldia e coragem a ela associada. Passado mais de meio século desde então, os registros da Perfecto continuam a propagar seu signo original e criando outros.
NARRATIVA: PRIDE AND GLORY
Foto: Horst A. Friedrichs
A jaqueta preta de couro, ao ser associada aos homens agressivos, chegou a ser proibida de ser usada. Assim, retratá-la requer também construir uma narrativa, assim como vemos em uma das fotos em preto e branco do livro Pride and Glory: The Art of the Rockers' Jacket. Nessa fotografia, o fotógrafo Horst A. Friedrichs não precisa captar a jaqueta para documentar o espírito da cultura rock. A jaqueta é destacada por estar no primeiro plano, evidenciando um detalhe das costas e ocupa uma grande área na imagem, enquanto a cena ao fundo apresenta o contexto a qual está inserida.
A jaqueta preta de couro, ao ser associada aos homens agressivos, chegou a ser proibida de ser usada. Assim, retratá-la requer também construir uma narrativa, assim como vemos em uma das fotos em preto e branco do livro Pride and Glory: The Art of the Rockers' Jacket. Nessa fotografia, o fotógrafo Horst A. Friedrichs não precisa captar a jaqueta para documentar o espírito da cultura rock. A jaqueta é destacada por estar no primeiro plano, evidenciando um detalhe das costas e ocupa uma grande área na imagem, enquanto a cena ao fundo apresenta o contexto a qual está inserida.
IDENTIDADE: UNDERGROUNDS
Foto: Denis O’ Reagan
Os integrantes das bandas punk mais significativas, assim como os Ramones, adotavam um visual muito similar criando uma identidade que os destacava das demais pessoas. Para isso, usavam uma espécie de uniforme numa composição que incluía a jaqueta de couro preta, um de seus símbolos. Nesta foto, em área externa com fundo neutro, ao se posicionarem lado a lado com jaquetas de couro e jeans semelhantes, os integrantes são clicados de frente. Dessa forma, o fotógrafo consegue prender a atenção do espectador por meio de uma composição com a repetição de elementos, corroborando e destacando o padrão visual da cena underground.
Os integrantes das bandas punk mais significativas, assim como os Ramones, adotavam um visual muito similar criando uma identidade que os destacava das demais pessoas. Para isso, usavam uma espécie de uniforme numa composição que incluía a jaqueta de couro preta, um de seus símbolos. Nesta foto, em área externa com fundo neutro, ao se posicionarem lado a lado com jaquetas de couro e jeans semelhantes, os integrantes são clicados de frente. Dessa forma, o fotógrafo consegue prender a atenção do espectador por meio de uma composição com a repetição de elementos, corroborando e destacando o padrão visual da cena underground.
AÇÃO E MOVIMENTO: TOP GUN
Foto: Divulgação
Um dos principais significados da jaqueta de couro preta é a sugestão de um espírito aventureiro e corajoso, devido à sua história que a conecta à aviação e à guerra. Uma das fotos de divulgação do filme Top Gun, grande sucesso de bilheteria nos anos 1980, contrasta a força do herói com a delicadeza de sua companheira. Nesta foto, os protagonistas do filme surgem no melhor estilo aventura num passeio descontraído de motocicleta: o fotógrafo captura a cena sob a luz do sol intenso, utilizando o recurso de velocidade alta, para congelar o movimento e ao desfocar o fundo, evidencia a importância dos personagens construídos pela oposição de seu figurino.
Um dos principais significados da jaqueta de couro preta é a sugestão de um espírito aventureiro e corajoso, devido à sua história que a conecta à aviação e à guerra. Uma das fotos de divulgação do filme Top Gun, grande sucesso de bilheteria nos anos 1980, contrasta a força do herói com a delicadeza de sua companheira. Nesta foto, os protagonistas do filme surgem no melhor estilo aventura num passeio descontraído de motocicleta: o fotógrafo captura a cena sob a luz do sol intenso, utilizando o recurso de velocidade alta, para congelar o movimento e ao desfocar o fundo, evidencia a importância dos personagens construídos pela oposição de seu figurino.
ATITUDE: SUPER STAR
Foto: Herb Ritts
No editorial da Vanity Fair de 1986, Madonna foi clicada pelo renomado fotógrafo Herb Ritts, que contemplou nessa fotografia linhas, formas e simplicidade em uma composição em preto e branco que destacam apenas a atitude de Madonna. Este retrato foi realizado em um ambiente externo com sol intenso, o que proporciona sombras com bordas bem definidas e maior contraste na imagem. devido à direção da luz, que vem de cima, alguns detalhes da jaqueta e sua textura ficam encobertos.
No editorial da Vanity Fair de 1986, Madonna foi clicada pelo renomado fotógrafo Herb Ritts, que contemplou nessa fotografia linhas, formas e simplicidade em uma composição em preto e branco que destacam apenas a atitude de Madonna. Este retrato foi realizado em um ambiente externo com sol intenso, o que proporciona sombras com bordas bem definidas e maior contraste na imagem. devido à direção da luz, que vem de cima, alguns detalhes da jaqueta e sua textura ficam encobertos.
PERSONALIDADE: TOP MODEL
Foto: Patrick Demarchelier
A jaqueta de couro foi escolhida pela top model Kate Moss como sua assinatura. Na década de 1990 ela transformou a peça em item fashion, fato que foi relembrado neste editorial da Vogue de 2010. Kate Moss foi clicacada em estúdio por Patrick Demarchelier, célebre fotógrafo de moda e expert em retratos com rigoroso controle de luz. Ele optou pela fotografia em preto e branco e iluminação com luz difusa, que resulta em sombras mais suaves e direcionada lateralmente, possibilitando o destaque da textura do couro na manga da jaqueta.
A jaqueta de couro foi escolhida pela top model Kate Moss como sua assinatura. Na década de 1990 ela transformou a peça em item fashion, fato que foi relembrado neste editorial da Vogue de 2010. Kate Moss foi clicacada em estúdio por Patrick Demarchelier, célebre fotógrafo de moda e expert em retratos com rigoroso controle de luz. Ele optou pela fotografia em preto e branco e iluminação com luz difusa, que resulta em sombras mais suaves e direcionada lateralmente, possibilitando o destaque da textura do couro na manga da jaqueta.
DETALHE: O PRODUTO
Foto: Paolo Azagarra
Paolo Azagarra, fotógrafo responsável pelo editorial da tradicional fabricante de jaquetas Schott NYC, clicou esta imagem em um cenário urbano. Ao destacar os detalhes da jaqueta, como costuras e acabamento, priorizou alguns recursos da linguagem fotográfica: o enquadramento que abrange apenas uma parte da cena, o desfoque dos elementos ao fundo e o uso de uma luz difusa, que devido ao seu ângulo evidencia a textura do couro.
Paolo Azagarra, fotógrafo responsável pelo editorial da tradicional fabricante de jaquetas Schott NYC, clicou esta imagem em um cenário urbano. Ao destacar os detalhes da jaqueta, como costuras e acabamento, priorizou alguns recursos da linguagem fotográfica: o enquadramento que abrange apenas uma parte da cena, o desfoque dos elementos ao fundo e o uso de uma luz difusa, que devido ao seu ângulo evidencia a textura do couro.
UNIDADE: FOR BOYS
Foto: Bruce Weber
Realizado em estúdio, o editorial da campanha outono-inverno 2016 da Versace, foi feito pelo consagrado fotógrafo de moda Bruce Weber. Famoso por seus retratos masculinos, nesta foto quase monocromática, Weber demonstra que a iluminação é item fundamental para a composição da imagem. Para isso ele utilizou a principal fonte de luz na lateral e a direcionou somente aos modelos, estratégia que conferiu grande destaque à textura das roupas.
Realizado em estúdio, o editorial da campanha outono-inverno 2016 da Versace, foi feito pelo consagrado fotógrafo de moda Bruce Weber. Famoso por seus retratos masculinos, nesta foto quase monocromática, Weber demonstra que a iluminação é item fundamental para a composição da imagem. Para isso ele utilizou a principal fonte de luz na lateral e a direcionou somente aos modelos, estratégia que conferiu grande destaque à textura das roupas.
DESTAQUE: FOR GIRLS
Foto: Valero Rioja
Numa das fotos do editorial sobre jaquetas da revista Elle de 2017, o fotógrafo Valero Roja preocupou-se com a composição da cena para destacar a peça principal. A modelo Anja Voskresenska foi deslocada do centro da imagem para posicionar a área mais nobre da página: um plano médio que mostra parte do ambiente com fundo desfocado e a iluminação lateral favorece a percepção das texturas.
Numa das fotos do editorial sobre jaquetas da revista Elle de 2017, o fotógrafo Valero Roja preocupou-se com a composição da cena para destacar a peça principal. A modelo Anja Voskresenska foi deslocada do centro da imagem para posicionar a área mais nobre da página: um plano médio que mostra parte do ambiente com fundo desfocado e a iluminação lateral favorece a percepção das texturas.
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