2021

O objetivo deste curso é a introdução a alguns dos principais conceitos da moda contemporânea dentro do contexto de uma fashion capital. Num mundo de alta produção, pleno de ofertas de marcas e produtos de moda para todos os estilos de vida e padrões de consumo, quais os elementos a considerar para analisar ou propor novos negócios neste segmento? O curso de apresenta ferramentas de observação do mundo fashion independente das roupas, mas com foco nos valores associados a elas. Utiliza Milão e Florença como ponto de partida para as discussões e visitas orientadas.

Conteúdo

A moda é uma experiência geográfica. Não há como pensar que roupa usar, sem pensar onde vou do ponto de vista macro (hemisfério, continente ou país) ou micro (a cidade, o lugar, o horário). O que o curso Fashion Express em Milão proporciona, é a possibilidade de entender o contexto de uma fashion capital, no qual surge uma moda única com alto valor econômico e grande impacto social. Assim, os eixos de elaboração dos conceitos de moda italiana são abordados em quatro grandes eixos temáticos:

Arte, moda e craftmanship

A moda, como produto, resulta de duas matrizes: a arte e o sistema produtivo. Se observarmos a moda originária em qualquer lugar do mundo, veremos que do ponto de vista estético ela reflete a cultura visual e artística de seu ponto de origem. Do ponto de vista formal, ela corresponde às condições de produção existentes, sejam artesanais, sejam industriais. 

Assim, a Itália é única nesses dois parâmetros: é o berço da cultura ocidental e plena de referências estéticas que se disseminaram pelo mundo e, por outro, proprietária do saber-fazer, que são as técnicas manufatureiras mais valorizadas pela moda.

No curso, você poderá ver como os grandes nomes italianos usam essas referências para construir seus estilos.

Brand Heritage

Como um nome, uma marca, um estilo ou um produto de moda podem representar um país e como eles se transformam em uma herança cultural? A valorização da tradição das marcas italianas, atrai mídia, turismo e consumo, potencializando a economia do país. A moda é vista como um patrimônio da nação por meio da marca Made in Italy, que é associada à qualidade e ao glamour.

No curso, veremos exemplos de como algumas marcas italianas de moda independente de seus produtos, se convertem em valor cultural econômico.

Caminho das tendências

Como um evento de grande magnitude se transforma num produto de moda? O processo de dar forma estética – através de modelos, cores, tecidos, aviamentos e detalhes – a conceitos intelectuais, é vivido na Itália nas diferentes etapas. Desenvolvimento de materiais, lançamento de coleções, produções editoriais e finalmente as roupas nas ruas é o caminho natural da consagração das tendências.

Moda, matéria e espírito

Moda não é feita só de roupas e acessórios. Ela é vista no estilo de vida, nas atitudes, no modo de adquirir e descartar os produtos de moda. A Itália possui grandes exemplos onde é possível observar concretamente a relação entre os produtos e o sistema no qual ele orbita, deixando muito clara a conexão da matéria e o espírito da moda.

Corpo docente

Luz Neira García, Bruna Rigato e docentes e palestrantes convidados.

Próxima turma

Milão e Florença,

de 31 de março a 2 de abril de 2020.

Valores e pagamento

PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO EM ATÉ 12X

R$ 1.000,00 de sinal para a reserva da vaga (à vista) +

12 parcelas de R$ 550,00

(valor para contratos firmados até 31 de janeiro de 2020)

Informações gerais

SETEMBRO/2020

FASHION EXPRESS

Fashion

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.