CULTURA
DOS TÊXTEIS

CONHEÇA A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO
DOS TÊXTEIS ITALIANOS

Nível do curso

Livre

Lugar

Milão, Florença, Bolonha ou Veneza

Data

12 a 15 de maio2020

Idioma

Português com participações em inglês e italiano
e com mediação linguística

Os têxteis são os principais materiais utilizados pela indústria da moda. Figuram também entre os mais antigos artefatos produzidos pela habilidade humana de transformar a natureza. Os principios da tecelagem como técnica milenar, permanencem os mesmos ainda hoje apesar do avanço tecnológico. O curso Cultura dos Têxteis tem a missão de fazer com que o participante veja, entenda e desfrute da magia do universo têxtil.

cultura_dos_texteis.gif

Um dos princípios fundamentais da compreensão da importância e do valor dos tecidos na nossa sociedade, é associá-los aos conceitos artísticos mais fundamentais. Entendê-los como arte e fruto de uma corrente estética, contribui para perceber sua conexão com a expressividade e seu poder simbólico no mundo contemporâneo.

INVESTIMENTO

 

R$ 1.000,00 (sinal) +

12 x R$ 790,00

Para contratos fechados até 31 de janeiro de 2020.

Captura_de_Tela_2019-10-17_às_10.26.37.p

Quero saber mais sobre a moda italiana. Clique no e-book para recebê-lo em seu e-mail.

Do ponto de vista do luxo e da exclusividade, os têxteis têm um papel fundamental. Sendo uma das mais antigas comodities dentro do sistema comercial do mundo ocidental e oriental, determinadas qualidades dos tecidos foram estabelecidas por regras e legislações que ainda hoje têm seu impacto. 

No mundo contemporâneo os têxteis são cada vez mais inovadores e diferenciados e definem o estilo de uma marca, criador ou estação. Sua aparência e toque são fundamentais e decisores no sucesso de um produto de moda e, por isso, as grandes empresas procuram diferenciar-se e atender as demandas atuais, como por exemplo, a questão da sustentabilidade.

Dentro das atividades práticas e profissões do campo da moda, criar ou ornamentar tecidos é uma das mais valorizadas. Normalmente possui uma combinação única de criação com domínio da tecnologia, o que faz com que os designers têxteis sejam uns dos profissionais mais solicitados no setor.

Entender os têxteis como elemento de identidade é uma competência profissional fundamental. Trata-se de associar um determinado espectro de materiais às coleções, trabalhar sobre eles de maneira inovativa e promover uma identificação funcional e estética com o usuário.