O QUE SÃO E COMO PESQUISAR TENDÊNCIAS DE MODA

Apure seu olhar

O que são e como pesquisar tendências de moda?

Tendência de moda é uma expressão muito popular para definir aquilo que é ou vai estar na moda num determinado momento. A maioria das pessoas não sabe como as tendencias emergem nem como se disseminam, então, aqui, apresentamos os conceitos chave desse tema:

  • As tendências de moda são apenas o reflexo de um comportamento social. Se nós nos preocupamos mais com o planeta, por exemplo, é natural que comecem a aparecer cada vez mais iniciativas de roupas que aderem à sustentabilidade: materiais naturais, trabalhos artesanais, consumo consciente etc.
     

  • As tendências não surgem do nada. Elas têm origem na própria sociedade, há algum tempo: pode ser um, cinco ou dez anos, por exemplo. Depende do tempo que ela demorou para se disseminar.
     

  • A moda de hoje não é determinada por uma única pessoa, criador ou marca. Mesmo que o produto seja exclusivo de uma marca, ele não está sozinho no mundo e corresponde a uma lógica social. Isso não significa cópia necessariamente, mas sim, espírito de um tempo.
     

  • A pesquisa de tendências de moda é necessária. Se queremos que nossos produtos sejam apreciados pelas pessoas, ou seja, comprados, comentados, desejados, eles têm que estar alinhados com aquilo que estamos vivendo em termos de expectativas. Se nós só ficamos encerrados numa sala criando e numa fábrica produzindo, não temos como observar o que está acontecendo. A pesquisa então, serve pra isso.
     

  • A dica fundamental para pesquisar tendências é ter cultura geral e repertório técnico.  É ler, assistir filmes, ir a eventos e conversar com pessoas. Também é ver como as pessoas querem ter casas, carros, cabelos, roupas, onde e como querem comer, onde querem viajar. Aí, dentro desse universo menor, podemos entender como os ideais mais gerais de vida se conectam com escolhas em produtos: que tipo de bolsa, quais os materiais preferidos, qual a relação entre os produtos e a idade ou o gênero dos usuários e assim por diante. Por fim, visitar feiras e fabricantes para encontrar inovações dentro do seu segmento especificamente.

Essas são as dicas mais gerais para saber o que são tendências e como identificá-las. Se você quer saber mais, baixe nosso e-book grátis com dicas passo-a-passo preciosas ou, também, nossas publicações sobre o assunto. 

INSCREVA-SE NO SITE

  • Facebook
  • download
  • download (1)
  • Pinterest
  • Instagram

PENÉLOPE BIBLIOTECA DE MODA

Rua Rui Pinto, 85 São Paulo SP 05624-100

CNPJ 24.055.203/0001-43

São Paulo - BR - 05624100

e-mail: hello@fashion-for-future.com

A entrega dos produtos é imediata pelo site assim que o pagamento for processado.